O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, acredita que o arranque da obra de reabilitação da esquadra da PSP “poderá acontecer ainda este ano” e espera que o novo equipamento possa impulsionar a criação de uma Divisão da Polícia no concelho.
A intervenção naquele equipamento, cujo anúncio foi publicado esta quarta-feira em Diário da República, surge na sequência de um processo negocial mantido entre a autarquia, PSP e a secretária-geral do Ministério da Administração Interna (MAI), cujo Contrato de Cooperação Interadministrativo será celebrado brevemente.
“BOA NOTÍCIA”
Através deste protocolo, o município fica responsável pelo procedimento concursal e a execução da respectiva obra para a qual o MAI reserva, entre os anos de 2023 e 2024, um valor global de 1,6 milhões de euros (mais IVA).
“É uma boa notícia para Famalicão”, diz Mário Passos, lembrando que esta é a resposta a uma reivindicação antiga da autarquia e do quadro operacional da PSP presente no concelho, dadas as más condições do edifício actual, com mais de 30 anos.
O autarca que são ainda necessárias intervenções nos postos da GNR de Famalicão e Riba de Ave, que “precisam de ser suprimidas”, questões que “estão a ser alvo de diálogo com a Administração Central”.
Recorde-se que esta mesma parceria foi estabelecida em 2018 entre as mesmas partes, o que permitiu na altura uma intervenção que requalificou toda a cobertura da esquadra, que resolveu os problemas das infiltrações de água e eliminou as telhas de fibrocimento existentes.