VILA VERDE

VILA VERDE -

Mónica Mindelis cria obra de arte inspirada nos Lenços dos Namorados

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Aliança Artesanal inaugurou, este sábado, a obra de arte da artista plástica Mónica Mindelis, inspirada na temática dos Lenços dos Namorados, produzida em parceria com as artesãs locais.

«Os lenços são, no fundo, uma conquista de Vila Verde e eu quis representar isso de forma imaginária. Quero que as pessoas olhem, reconheçam a essência dos lenços, mas também esse “mapa” e essa conquista», explicou a artista.

PUBLICIDADE

A obra “Assim como um mapa, representa um terreno” foi produzida em ambiente de Residência Artística para o Projecto Amar o Minho, promovido pelo consórcio MINHO IN (constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado) e com coordenação artística e de comunicação da Zet Gallery.

Durante a inauguração, a Vereadora da Cultura, Educação e Acção Social, Júlia Fernandes, sublinhou que com esta obra, Mónica Mindelis «conseguiu manter a tradição, adaptando-a à modernidade com tudo aquilo que aprendeu com as bordadeiras da Aliança Artesanal ao longo de mais de quinze dias».

«Esta obra inspirada no nosso ex-libris é a sua interpretação, o seu olhar, e uma reinvenção de um dos nossos legados culturais. Esta fantástica artista trouxe a modernidade e contemporaneidade para uma obra que fica para sempre no património do concelho de Vila Verde», destacou.

Para a produção da obra, a artista refere que se inspirou no Lenço das Quatro Quadras, «que é o único que tem quatro quadras e que está ligado à emigração de Portugal para o Brasil».

«Sendo um lenço tão importante e vindo eu do Brasil, achei um excelente mote para fazer a obra aqui em Vila Verde», frisou.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS