A ‘rainha do fumeiro’ está apresentada publicamente. A 33.ª Feira do Fumeiro de Montalegre decorre de 18 a 21 de Janeiro, no pavilhão multiusos municipal.
Por entre os potes, as carnes ‘gordas’, as alheiras, o presunto, as chouriças e outras iguarias gastronómicas do Barroso, aconteceu a apresentação do certame, nas instalações do Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão, na vila de Salto.
A “rainha do fumeiro” regressa com mais produtores e mais fumeiro.
«A primeira palavra vai para os nossos produtores que, ao longo do tempo, conseguiram aperfeiçoar esta arte culinária. Hoje é uma arte com um nível de excelência», começou por referir a presidente de câmara de Montalegre, no decurso da apresentação. Fátima Fernandes sublinhou, entretanto, que «a nossa Feira do Fumeiro é uma das melhores do país. Temos a particularidade de todos os produtos endógenos serem comercializados. Somos uma terra Património Agrícola Mundial com muito para oferecer aos nossos visitantes».
A autarca vincou ainda que Montalegre «consegue conjugar a gastronomia com a natureza. Há muito para ver e saborear no nosso concelho. Os nossos jovens têm aqui uma atividade económica importante e com futuro. Exemplo disto mesmo, é o facto de termos, pela primeira vez, uma produtora com apenas 23 anos. É um facto notável. É uma jovem que sabe bem o que quer para o seu futuro. Sabe bem da potencialidade do nosso território».
Para a edil de Montalegre, «a Feira do Fumeiro é, acima de tudo, um espaço cultural onde mostramos a nossa identidade, aquilo que somos. Os produtos derivados do porco são de excelência assim como os outros como a carne, as couves, os licores, o mel, as compotas e o pão.»
O certame é inaugurado a 18 de Janeiro, pelas 16h00, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
A Feira do Fumeiro de Montalegre é promovida pelo Município de Montalegre e pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã.
ovilaverdense@gmail.com