PÁSCOA 2024

PÁSCOA 2024 -

Mordomia do Senhor dos Passos é novidade da Páscoa de Viana do Castelo

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um desfile de Mordomia do Senhor dos Passos pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 23, é a novidade do programa Páscoa Doce, que integra mais de 30 iniciativas para dinamizar a economia local.

Em conferência de imprensa na Sé Catedral de Viana do Castelo, o vereador da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, explicou que aquele desfile pretende preservar “uma componente etnográfica, cultural e imaterial dos momentos solenes que habitualmente antecedem a Páscoa”.

“Nas procissões, que ainda hoje acontecem nas nossas freguesias, as senhoras envergam um traje de festa. Não ao que estamos mais habitados, os vermelhos, mas os de Dó, de cores mais sóbrias. Também entram os verdes, azuis, as mordomas, as morgadas, o traje mais sóbrio da ribeira”, apontou.

O desfile da Mordomia do Senhor dos Passos, acompanhado por bandas de música, vai decorrer no dia 23, a partir das 15h30, entre o largo de São Domingos e o Passeios das Mordomas.

A “mostra pedagógica”, que pode crescer no futuro, conta, este ano, com a participação dos grupos folclóricos do concelho, “habituados a saber trajar e ourar”, mas também aberto à participação da comunidade que terá de se inscrever no Museu do Traje.

“O objectivo é divulgar a identidade e memória do concelho. Esta não é uma altura do ano de turismo de massas, mas há oportunidade de dar a conhecer um património cultural e imaterial ainda muito vincado nas nossas terras”, sublinhou Manuel Vitorino.
Organizado pela Câmara Municipal, Diocese e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), com a colaboração da Vianafestas, o programa Páscoa Doce vai decorrer entre o dia 23 e 1 de Abril.

ovilaverdense@gmail.com

Foto CM Viana do Castelo

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.