Faleceu esta segunda-feira em Braga, aos 81 anos, vítima de cancro, o bracarense José Alberto Carvalho Araújo, um dos empresários mais arrojados e inovadores que a cidade teve nos últimos 60 anos.
O ‘Zé das Bicicletas’, nome porque era conhecido entre os amigos foi professor, industrial e comerciante, tendo sido, também, dirigente do Sporting Clube de Braga. A alcunha foi-lhe posta devido ao facto de o seu próprio pai, ser comerciante de bicicletas, com loja no Campo da Vinha, e mais tarde, ter construído uma fábrica de motorizadas em Braga, da marca Motalli.
Como docente de Matemática, aulas que dava no Externato Carvalho Araújo, que criou na rua Eça de Queirós, o Zé granjeou inúmeros discípulos, e muitos deles, quando o encontravam na rua, diziam não mais o esquecer pela qualidade do ensino que ministrava.
Como industrial de mobiliário tem no curriculum o facto de ter sido a sua fábrica a fazer as primeiras urnas de voto, para as primeiras eleições livres realizadas em 1975 em Portugal. Nesta área, e como nota peculiar, importa referir que deu emprego, como engenheiro metalúrgico, a Mesquita Machado, antes deste ter ganho as eleições municipais em Braga em 1976.
O malogrado cidadão bracarense – que dizia ser Portugal o melhor país do mundo e Braga a melhor urbe mundial– distinguiu-se ainda na área do design, de mobiliário e peças de ornamentação, tendo trabalhado com o arquitecto Siza Vieira, de quem era amigo.
No começo da década de 90, investiu numa grande fábrica de mobiliário de escritório, construída em Espinho, arredores de Braga, mas a quebra de encomendas ditada pela guerra do Golfo, levou ao seu fecho, apesar de o Zé dizer que ele poderia ter sido evitado se as autoridades municipais locais o tivessem apoiado e se a Caixa Geral de Depósitos não tivesse fechado, injustamente, a torneira.
Recentemente, e apesar de ter mais de 70 anos, inventou e produziu um sistema de mobiliário de escritório, em madeira, cujas peças encaixavam umas nas outras, sem necessidade de pregos.
CRIADOR DOS ‘TURMA 6’
Em Braga, distinguiu-se, ainda, por ter criado a primeira banda rock da cidade o ‘Turma 6’ que na década de 70 fez furor em muitos bailes e concertos na região minhota, o mesmo tendo feito com a primeira pista de carrinhos eléctricos, por ele montada no snack-bar MiniSport, e que teve, também, um sucesso desmesurado.
Figura paternal, com os seus cabelos brancos, o Zé das Bicicletas ajudou muitas pessoas da cidade, a quem emprestou dinheiro, que nunca mais lhe foi devolvido.
E continuou a dar explicações de Matemática, quase até ao falecimento.
Foi casado por três vezes e deixou cinco filhos.
A sua história de vida, nem sempre perfeita como a de qualquer um de nós, dava um livro, porque a sua vida enriqueceu a sociedade bracarense.
O ‘Zé das Bicicletas’ era natural de Sé, Braga, residente que foi na Rua Custódio Vilas Boas, São Vicente, desta cidade.
O corpo fica exposto a partir das 1400 hora desta terça-feira, na Sala de Velório do Crematório de Braga. Às 1700 horas é efectuada a sua cremação.