O período eleitoral no Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Pena, em Carreiras S. Miguel, Vila Verde, está a gerar uma contenda aberta entre a atual estrutura diretiva e um dos membros fundadores. Manuel Barbosa Machado e António Ferreira da Silva disputam a presidência do grupo e o caso já está nos tribunais.
A realização de um primeiro ato eleitoral, em Janeiro, terá dado a vitória (por um voto) a António Ferreira da Silva, um ex-emigrante e fundador do rancho. O ato – que derrotou Manuel Barbosa Machado – foi considerado nulo, devido a alegadas irregularidades na convocatória e no período eleitoral.
Na passada sexta-feira, dia de ensaio dos cerca de 40 membros que compõem o grupo, António Ferreira da Silva apareceu no local (a sede da junta) e viveram-se momentos tensos.
Por entre insultos e tensões, acabou por ser chamada a GNR, que tomou conta da ocorrência.
Sem ensaio, exaltados, os membros do grupo acabaram por desmobilizar.
O ainda presidente da direção (e recandidato) Manuel Machado alega que «tem sido isto de há algum tempo a esta parte. Levou as violas, cavaquinhos, concertinas e até o estandarte do grupo e nunca mais o entregou». Alega que «o pessoal não o quer cá».
Garante que «as eleições vão realizar-se agora, até fim de Março, ou primeiros dias de Abril».
Sobre os acontecimentos (primeiro ato eleitoral nulo e desacatos do último ensaio), «estão com as autoridades. Já foi posta uma ação em tribunal e ele tem que entregar o material que levou. É propriedade do grupo».
ovilaverdense@gmail.com
Foto: Manuel Machado