A primeira Mostra de Educação, Formação e Emprego de Braga decorreu esta sexta-feira, no Espaço Vita, e foi especialmente dirigida aos alunos que frequentam o 9º e o 12º anos de escolaridade.
Organizada pelo município, a ‘Qualifica-te Braga’, teve como principal objectivo agregar no mesmo espaço toda a oferta formativa existente no concelho, numa sessão, de estilo dinâmico e versátil, permitindo informar e auxiliar os alunos e seus familiares, na tomada de decisões conscientes e fundamentadas para ao seu futuro.
Como explicou a vereadora da Educação, este formato apresenta toda a informação formativa disponível no Concelho e com acesso facilitado a todos os alunos que se encontram em fase de tomada de decisões para o seu futuro académico.
“O objectivo é que todos os alunos possam visitar a ‘Qualifica-te Braga’. Para tal, o município garantiu todos os transportes solicitados pelas escolas. Trata-se de um espaço equitativo e aberto a todos no sentido de informar e apoiar na escolha académica e profissional. Esta mostra á para o público escolar, mas também para as suas famílias e professores e pretendemos envolver toda a comunidade educativa nas acções que encetamos”, referiu Carla Sepúlveda, sublinhando que é a primeira vez que o município de Braga leva a cabo uma mostra tão “abrangente e ecléctica”.
Esta Mostra contou com a participação das Escolas Secundárias do Concelho, Escolas Profissionais, Instituições de Ensino Superior, Exército português, bem como outras entidades da esfera da Educação, Formação e Emprego, num total de vinte entidades que divulgaram as respectivas ofertas.
A Mostra contou com a visita de alunos de todas as escolas do concelho e, para Carla Sepúlveda, esta acção concertada e acompanhada pelos vários intervenientes na educação dos jovens, “pode fazer a diferença quando se trata de tomar uma decisão tão importante nesta fase das suas vidas”, referiu a vereadora, garantindo que este projecto terá continuidade já no próximo ano.
A finalizar, a responsável salientar que esta Mostra só foi possível graças ao trabalho de tantos parceiros que, desde a primeira hora disseram responderam afirmativamente a este desafio. “É em colaboração que queremos continuar a construir a Cidade Educadora”, concluiu Carla Sepúlveda.
Além da divulgação da oferta das diversas entidades, esta Mostra teve ainda dois painéis de debate. Um destes painéis foi subordinado ao tema ‘UBUNTU e os 5 Pilares’, dinamizado pela Academia de Líderes UBUNTU. Já o segundo painel foi dedicado ao tema ‘Por que optei pelo Ensino Profissional?’, que contou com testemunhos de alunos e ex-alunos do Ensino Profissional.