Após um interregno de três (3) anos um grupo de jovens mulheres juntou-se para realizar a festa em honra de Santo Amaro, na freguesia de Atães (Vila Verde).
Dando continuidade à tradição e às vivências culturais e religiosas da aldeia, este período festivo irá prolongar-se por quatro dias, de 15, 19, 20 e 21 de Janeiro, com atividades diversas, da música popular e ligeira ao folclore, passando pelos incontornáveis atos religiosos.
PROGRAMA
As festividades arrancam a 15 de Janeiro, segunda-feira, com missa solene em honra de Santo Amaro, às 19h00.
É a 19 de Janeiro, sexta-feira, que há animação, com a atuação do grupo de ‘Concertinas do Minho’, com início às 21h30.
No sábado, dia 20 de Janeiro, a noite é animada pelo grupo musical Sons do Minho. Antes, pelas 20h00, realiza-se a missa solene, seguindo-se a procissão até à capela de Santo Amaro.
No dia seguinte, domingo, pelas 10h00, realizar-se-ão as celebrações religiosas, com a missa solene e procissão, até ao cruzeiro.
No período da tarde, pelas 15h30, acontece o Encontro de Folclore, com participação dos grupos folclóricos de Santa Marta de Portuzelo e São Martinho da Gandra. Às 17h30, inicia-se a desgarrada, protagonizada por Valter São Martinho e Naty Vieira.
Segundo as festeiras, «houve grande regozijo na participação e organização destas festividades, uma vez que há já vários anos não se realizava este evento». E deixam um «agradecimento a todos os que contribuíram para que fosse possível a sua realização».
ovilaverdense@gmail.com