«Foi um evento de eleição, para ser recordado por muitos anos» - COMITÉ TÉCNICO DA ICF

«Foi um evento de eleição, para ser recordado por muitos anos» - COMITÉ TÉCNICO DA ICF -

Mundial de maratona na vila de Prado considerado «o melhor de sempre»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Comité Técnico da Federação Internacional de Canoagem, ICF, classificou o Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem/Vila de Prado 2018 como «o melhor de sempre». A avaliação foi feita na manhã desta segunda-feira, durante uma reunião dos membros que integram o comité restrito da entidade que supervisiona a modalidade a nível mundial, tendo sido aprovado um “voto de louvor” unânime à organização da prova realizada de 3 a 9 de Setembro, no Faial, na Vila de Prado.

Numa reunião dos oito membros do Comité Técnico da ICF que serviu para avaliar a época desportiva e planear a próxima, ficou a classificação de «excelência» para a prova de encerramento da temporada canoísta internacional.

«Para além da excelência organizativa – partilhada pela Câmara Municipal, Clube Náutico de Prado e Federação Portuguesa de Canoagem – este foi um campeonato bastante mediático, com a melhor transmissão televisiva de sempre e que vai ser recordado durante muitos anos», referiu, no final da reunião, o porta-voz do Comité Técnico Internacional, José Sousa.

PUBLICIDADE

O organismo conclui, assim, que «foi considerado o melhor campeonato do mundo de sempre», muito graças «a uma excelente organização, que reuniu todas as condições para que fosse um evento de eleição».

De resto, assinala que «assistimos a provas bastante bem disputadas, prémios variados, com vários países a premiados e com um comportamento de grande entusiasmo do público, quer em número, quer em apoio. Ficamos impressionados com os adeptos da canoagem na Vila de Prado e na Região».

DIFÍCIL DE SUPERAR

O próximo campeonato do mundo de Maratona em Canoagem vai realizar-se em Shaoxing, na China, cuja delegação recebeu o testemunho durante a cerimónia de encerramento, ontem, ao fim da tarde, na Vila de Prado.

O Comité Internacional constata que «vai ser difícil fazer melhor do que assistimos na Vila de Prado. A China transmitiu que quer fazer melhor, mas acho que vai ser difícil, pois sei que gostaram muito do que viram e ficaram com a ideia de que vai ser difícil superar a excelência deste campeonato».

Muito contribui para o facto do Rio Cávado «ser um cenário único, o melhor em Portugal e um local top a nível mundial para este tipo de prova, a maratona».

VOLTAR A PRADO

Por tudo isto, a Vila de Prado e Vila Verde voltam a estar no primeiro plano das preferências internacionais. «Certamente a Vila de Prado vai voltar a acolher mais provas internacionais, pois ficamos, em cada passagem por cá, cada vez melhor impressionados. A Vila de Prado e Vila Verde vão, certamente, repetir este ciclo (Europeu, Taça do Mundo e Campeonato do Mundo). Seria impressionante ser o único local do Mundo a acolher duas passagens dos grandes circuitos europeus e mundial de canoagem».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS