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Município abre ano lectivo com sessão dedicada ao pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas do Concelho

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O Município de Braga realizou esta sexta-feira, 2 de Setembro, a sessão de abertura do ano lectivo 2022/2023, com uma iniciativa que contou com a participação dos assistentes operacionais em funções nos estabelecimentos de ensino do Concelho, dos Agrupamentos de Escolas, representantes das Associações de Pais e Juntas de Freguesia.

Realizada no Altice Forum Braga, esta foi uma «oportunidade de convívio, mas sobretudo de alinhamento de estratégias para o ano lectivo que agora se inicia», referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, dando conta dos «investimentos que estão a ser realizados nas escolas, seja ao nível das infra-estruturas, seja ao nível do imaterial e da renovação de materiais fundamentais para o sucesso educativo do Concelho».

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO

Para além das obras de requalificação que estão a ser efectuadas em equipamentos que já estavam sob gestão municipal, nomeadamente nas EB1 – como são os casos de Este São Pedro, Figueiredo, Quinta da Veiga ou Nogueira, com investimento global superior a 5 milhões de euros -, Ricardo Rio sublinhou que o governo se comprometeu a realizar um «investimento substancial» em quatro escolas EB 2,3 que estavam até há pouco tempo sob sua alçada: Palmeira, Gulbenkian, Trigal Santa Maria e Frei Caetano Brandão. Estes projectos vão ser em breve desenvolvidos para posterior lançamento do concurso público das obras.

O autarca referiu ainda que a «descentralização de competências na área da educação obriga a um aumento do investimento directo do município no reforço as verbas transferidas pelo estado, especificamente nas áreas das refeições escolares, actividades de enriquecimento curricular, transporte escolar e funcionamento de diversos equipamentos».

Por fim, Ricardo Rio congratulou-se pelo facto de, em Braga, se ter «invertido o ciclo de perda de alunos, estando neste momento as Juntas de Freguesia a apelar ao aumento da capacidade de resposta nesta área nos seus territórios».

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