VILA VERDE

VILA VERDE -

Município assinala este domingo 166 anos do Concelho de Vila Verde  

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Vila Verde assinala, este domingo, o 166º Aniversário da Fundação do Concelho, através de uma cerimónia que decorre a partir das 16h no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde. «É uma oportunidade para o concelho distinguir um conjunto de personalidades e instituições, pelos serviços prestados ao concelho e à causa pública».

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, e o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Arantes, assumem a abertura da cerimónia, que será ainda animada com momentos musicais interpretados por diferentes artistas e pela Orquestra da Academia de Música de Vila Verde.

ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS

PUBLICIDADE

A comemoração fica marcada pela atribuição da Medalha do Concelho de Vila Verde a António Vilela, ex-presidente da Câmara, a João Lobo, ex-presidente da Assembleia Municipal, e a José da Mota Alves, presidente da ATAHCA-Associação das Terras Altas do Homem e Cávado. Também o fotojornalista Alfredo Cunha será distinguido no evento com a Medalha de Mérito Municipal em ouro.

A atribuição das medalhas é justificada pelo «reconhecido valor das pessoas e entidades distinguidas em diferentes ramos da actividade humana e que se tenha evidenciado ou contribuído para o bem social ou para o engrandecimento, bom nome e glória do Concelho», pode ler-se em nota enviada.

A Medalha de Mérito Municipal em ouro vai também distinguir as instituições: Rancho Típico e Infantil de Vila Verde, Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim e Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede

Com a Medalha de Mérito Municipal em prata vão ser distinguidos Júlio Esteves Dias e o maestro Idílio Manuel de Oliveira Nunes, Salvador Sousa, Horácio Lima, Custódia Maria Pereira e os sacerdotes Manuel Cunha Rodrigues, Joaquim Faria Pereira e Francisco da Costa e Silva.

Vão igualmente ser distinguidos presidentes de Junta – em funções no ano 2021 e com mais de 20 anos de autarca no poder local ininterruptos – os quais, Carlos Machado (Ribeira do Neiva), Carlos Ferraz (UF Sande, Vilarinho, Barros e Gomide), José Faria (Vila Verde e Barbudo).

As Instituições que serão condecoradas com a Medalha de Mérito Municipal em prata são: Escola de Música da Vila de Prado, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Vila de Pico de Regalados, Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega e Associação Juvenil, Desportiva, Recreativa e Cultural de Atiães.

Como reconhecimento da missão social desempenhada através da actividade económica no concelho, vão ser premiadas com a Medalha de Mérito Municipal em Prata as empresas Torre de Gomariz, Restaurante Torres, Lactimercados, Vinhos Vale do Homem e Cerveja Letra.

Vão também ser condecorados com a Medalha de Mérito Municipal em prata os desportistas Nuno Freitas (enduro), Diogo Correia (automobilismo) e Paulo Mesquita (atletismo).

A cerimónia dos 166 anos do concelho vai igualmente distinguir os funcionários do município com mais de 25 anos de serviço (Medalha de Bons Serviços em prata) e mais de 15 anos de serviço (Medalha de Bons Serviços em cobre).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS