BRAGA

BRAGA -

Município de Braga arranca com projecto para o São Geraldo e pensa comprá-lo à Igreja

O Município de Braga pensa vir a comprar, neste mandato, o prédio do antigo Cinema S. Geraldo e o edifício anexo do Pé Alado, disse esta segunda-feira o seu presidente, Ricardo Rio, frisando que a decisão de aquisição depende da disponibilidade financeira futura.

O autarca, que respondia a uma pergunta dos vereadores do PS, salientou que terá de ser feita uma avaliação, por peritos, ao edifício do Cinema, enquanto o do Pé Alado foi já avaliado em 1,5 milhões de euros.

Na reunião de Câmara, o vereador independente eleito pelos socialistas, Adolfo Macedo, criticou o facto de a Câmara ter alugado o S. Geraldo por 12.500 euros por mês à Arquidiocese e ter demorado quatro anos a fazer um projecto arquitectónico para a sua recuperação e transformação em centro MediaArts.

Um projeto que – vincou – ainda ninguém conhece. Questionou, ainda, a existência de uma cláusula constante do contrato, segundo a qual a Igreja quer que a futura programação cultural respeite os seus valores, perguntando, por isso: «Quem fará a censura?».

A estas críticas, Ricardo Rio contrapôs que a execução do projecto teve várias fases, incluindo a de se ir conhecer o que já fora feito na Europa em matéria de MediaArts. Disse que o projecto avança em 2022 com sondagens sobre a segurança do edifício, condição essencial para que o programa arquitectónico possa avançar, e com o início da fase de construção no segundo semestre. O MediaArts terá – revelou ainda – um novo piso, com capacidade para 500 pessoas.

Sobre a programação, Rio explicou que há de facto uma cláusula pedida pela Arquidiocese, mas que tal não se traduzirá em qualquer acto de censura, mas sim em colaboração em termos de acção cultural.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE