BRAGA

BRAGA -

Município de Braga considera «extremamente preocupante» encerramento da Urgência de Obstetrícia

Na sequência da confirmação do encerramento da Urgência de Obstetrícia do Hospital de Braga, o Município bracarense pronunciou-se, em comunicado, sobre o tema, considerando o fecho deste serviço «extremamente preocupante».

O Município mostra a sua preocupação em relação a este tópico ao longo do comunicado, por classificar este serviço como de «vital importância para toda a população».

Dessa forma, e apesar de não ser «uma matéria de intervenção directa do Município de Braga», o mesmo exige a «resolução permanente deste problema», através do diálogo entre a Administração do Hospital de Braga, a Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde».

Para além disso, o Município «requer uma clarificação por parte do Ministério da Saúde das dotações necessárias ao nível dos recursos humanos», realçando que, caso se confirme a insuficiência de elementos médicos, «deve o Ministério dotar os Hospitais dos meios necessários à resolução deste problema».

No comunicado é possível ler-se também que «os responsáveis dos Sindicatos e da Ordem dos Médicos», nunca devem «colocar em causa prestação de cuidados de saúde essenciais para as populações».

Por fim, o Município de Braga recorda ainda que o Hospital em questão «foi recentemente renacionalizado», considerando que, «caso a parceria público-privada estivesse ainda em vigor, os mecanismos de negociação e as balizas de enquadramento legal entre instituições para solucionar o problema seriam seguramente outras».

De recordar que o Hospital de Braga confirmou, este sábado, o encerramento da Urgência de Obstetrícia entre as 08h00 de domingo e as 08h00 da manhã de segunda-feira, por falta de equipas médicas.

 

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE