Braga revela ter plantado 614 árvores em 2024. A autarquia sublinha que, desde 2013, o Município de Braga imprimiu rigor e regras no que se prende com a poda e abate de árvores. Neste seguimento, «desde 2015 que a poda incorrecta deixou de ser feita pela equipa de jardineiros da Autarquia».
Atino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, destaca a importância de avaliar e analisar o arvoredo a partir de estudos feitos por técnicos e académicos capazes de emitir pareceres fidedignos e que vão de encontro, sobretudo, ao contexto de segurança da população.
Segundo o responsável, esta “actuação desorientada” fez com que muitos exemplares fossem colocados em superior risco de fractura e queda.
Em nota enviada às redações, o Município diz que tem abatido apenas árvores que representem perigo para a população. «A par disso, é importante destacar o facto de o número de plantações ultrapassar, “em grande escala”, o número de abates que, reitere-se, são feitos com base na avaliação fitossanitária de risco de fractura», acrescenta.
Entre os meses de Janeiro e Março de 2024 foram abatidas 68 árvores após avaliação do estado fitossanitário e do risco de fractura por se encontrarem em estado de degradação acentuada e em perigo de queda podendo, assim, causar danos a pessoas e bens.
Altino Bessa acrescenta que têm sido plantadas milhares de árvores por todo o Concelho por via, inclusive, de acções de sensibilização que envolvem toda a comunidade. «Só no presente ano foram plantadas 614 novas árvores, tendo como principal preocupação que os novos exemplares plantados se adequem ao espaço disponível para que quando atingirem o estado adulto, não conflituem com o edificado, vias (passeios e faixas de rodagem) e as infra-estruturas enterradas».
De sublinhar que, para além dos milhares de árvores plantadas ao longo dos últimos anos nas várias iniciativas, tais como o Reflorestar Braga e o Oxigenar Braga, também a Divisão de Jardins e Espaços Verdes plantou milhares de árvores.
Esta equipa procede ao abate e plantação dos números aqui apresentados.
ovilaverdense@gmail.com