BRAGA

BRAGA -

Município de Braga lançou procedimento para elaboração do projecto de “Reordenamento viário do Nó de Infias e Rede Envolvente”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Braga lançou esta segunda-feira, 21 de Dezembro, o procedimento de contratação para a elaboração do projecto de execução do “Reordenamento Viário do Nó de Infias e da Rede Envolvente”. Este procedimento, no valor de «400 mil euros, tem um prazo de execução de 210 dias e integra ainda a elaboração de todos os estudos e relatórios necessários às aprovações ambientais previstas na legislação em vigor, bem como a coordenação de segurança em projecto».

Com base no que acima foi referido e em função do que vier a ser acordado entre o Município de Braga e a Infraestruturas de Portugal, «estima-se que o procedimento de contratação da obra de execução do projecto será lançado até ao final de 2021», acrescenta o Município em nota enviada, prosseguindo que «os estudos devem ser elaborados de acordo com as portarias em vigor e compreenderão a caracterização da situação existente, o projecto de execução e a assistência técnica. Com o projecto base devem ser entregues o Estudo de Rentabilidade Económica e o Estudo de Tráfego».

A Infraestrutura em questão caracteriza-se por ser um «ponto da rede viária com um nível de serviço aquém do expectável», decorrente da «frequente existência de congestionamento associado a alguma sinistralidade, que resultam, sobretudo, da confluência de diversas vias que provêm de Concelhos limítrofes. A sua envolvente, além de ser uma área com forte predomínio da função residencial, integra também outras funções como a comercial, de lazer e serviços», explicam.

Sendo este um dos pontos principais de congestionamento de trânsito da cidade de Braga, pretende-se proceder ao reordenamento vário do Nó existente e da rede envolvente, «efectuando a sua requalificação e beneficiação, no sentido de melhorar as condições de circulação e segurança no local e incrementar a capacidade de escoamento do tráfego de atravessamento, priorizando as ligações da EN101 à Avenida António Macedo, e a capacidade nas saídas da cidade».

ESTUDO

Na mesma nota, pode ainda ler-se que o «o estudo a desenvolver enquadra-se num Acordo de Colaboração estabelecido entre a IP – Infraestruturas de Portugal, SA (IP) e o Município de Braga, cabendo a ambos os organismos o seu acompanhamento e respectiva aprovação, bem como a repartição equitativa do custo de elaboração dos projectos».

INTERVENÇÃO

Com o reordenamento do Nó de Infias e da rede envolvente pretende-se «privilegiar a ligação da Variante EN101/EN201 à Avenida António Macedo (Variante EN14)», sendo entendimento da IP e do MB que a solução mais adequada passará pelo «desnivelamento recorrendo à implementação de uma estrutura em viaduto». A ligação da Variante EN101/EN201 à Avenida António Macedo, no sentido Norte-Este, «deverá ser estabelecida através de viaduto de forma directa e sem cruzamentos».

Por outro lado, a ligação da mesma Avenida à Variante 101/201 «poderá ser assegurada através de viaduto com desnivelamento a partir do ramo de saída daquela de forma desimpedida e directa, o que permitirá a eliminação da acumulação de trânsito verificada actualmente na Avenida e a diminuição da pressão sobre aquela via». O viaduto principal deverá desenvolver-se a partir das vias centrais da Variante EN101/EN201, libertando as vias laterais para as ligações à Avenida António Macedo.

Com esta solução, pretende-se «minorar os constrangimentos observados na intersecção da mesma Avenida com o Nó, no sentido Este-Oeste e aumentar a fluidez na saída do centro da cidade para essa via aliviando a pressão aí verificada actualmente».

Esta intervenção, ao «assegurar uma maior fluidez na ligação entre as duas variantes nacionais, conduzirá a um melhor funcionamento geral do Nó e a uma melhor articulação com as vias distribuidoras como parte integrante da rede da cidade de Braga. Pretende-se com a solução a estudar melhorar significativamente as ligações nascente/centro, poente/norte e norte/nascente, além de eliminar as intersecções de todos os fluxos prioritários».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.