O Município de Esposende vai assinalar o “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, que se comemora a 18 de Abril, este ano subordinado ao tema “Património e Mudança”. Para isso, a autarquia leva a cabo um programa comemorativo entre os próximos dias 14 e 18 de Abril, procurando «envolver a comunidade em torno desta temática».
«Sendo o Património uma fonte de identidade e coesão, nomeadamente para as comunidades afectadas pelas alterações climáticas e, muitas vezes, pela instabilidade económica, conhecê-lo e preservá-lo permite-nos encarar as mudanças como momentos de crescimento enquanto cidadãos», pode ler-se em nota enviada.
Todas as iniciativas têm entrada livre, podendo a programação ser consultada na agenda online do Município de Esposende, disponível em www.municipio.esposende.pt, ou na página oficial da Direcção-Geral do Património Cultural. Para mais informações, os interessados deverão contactar através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.
PROGRAMAÇÃO
A programação inicia-se com a estreia da 1.ª Edição do “Ciclo de Música Sem Tempo” em Esposende. Neste âmbito, no dia 14 de Abril, sexta-feira, pelas 21h30, terá lugar, no Forte de S. João Baptista, o concerto “Música de dança tradicional irlandesa & melodias ancestrais para harpa”, com a harpista irlandesa Laoise Kelly.
No dia 15, sábado, a partir das 10h30, esta artista irá dinamizar a oficina musical “Melodias Ancestrais Irlandesas”, na sede de Esposende da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra. Já no período da tarde, decorrerão as sessões “Património e Mudança”, nas quais serão abordadas algumas descobertas de vestígios arqueológicos expostos, nomeadamente, nas zonas litorâneas. A primeira sessão terá lugar em Fão, na sede da União de Freguesias Apúlia e Fão, a partir das 14h30. Intitulada “Património e mudança em Fão”, esta conferência será dinamizada pela arqueóloga municipal Ana Almeida e por Ana Isabel Lopes, investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Pelas 18h00, os interessados têm encontro marcado na Foz do Rio Neiva, para a tertúlia-visita “Sabias que?! Património e Mudança em Antas”, numa parceria com a Associação Rio Neiva. A realização da visita desta última iniciativa está sujeita às condições climáticas.
No dia 18 de Abril, terça-feira, decorrerá uma oficina de Pão de Bolota, no Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço, dirigida à comunidade educativa, na qual os mais novos terão oportunidade de conhecer o processo de fabrico de pão de bolota e de o saborear.