REGIÃO

REGIÃO -

Município de Esposende e Associação Via Veteris fizeram monitorização do Caminho Português da Costa para Santiago

A Via Veteris – Associação Jacobeia de Esposende, com o apoio do Município de Esposende realizaram, no passado sábado dia 1 de Abril, uma acção conjunta de monitorização do Caminho Português da Costa para Santiago no trajecto que atravessa o Concelho. Na acção foi «reforçada a pintura da sinalização ao longo do caminho» –  avivando as marcações que se encontravam mais esbatidas – e procedeu-se à «limpeza do percurso e à identificação de pontos e acções a melhorar».

Esposende afirma, assim, o seu «empenho na manutenção do Caminho Português da Costa para Santiago», numa óptica «abrangente de valorização deste activo turístico».

«NÚMERO CRESCENTE DE PEREGRINOS»

Com efeito, é cada vez mais «crescente o número de peregrinos», que resulta, em grande medida, do «trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional celebrado entre os municípios de Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela». O Albergue de São Miguel de Marinhas recebeu, em 2022, um total de «5.273 peregrinos», sendo na sua grande maioria originários da Alemanha, Itália, Espanha, Checa e da Polónia, bem como portugueses.

Paralelamente, têm constituído, também, um «motor de crescimento e desenvolvimento da procura por este itinerário rumo a Santiago de Compostela as muitas acções de valorização e promoção do Caminho desenvolvidas pelo Município, em articulação com a associação esposendense Via Veteris e com outros parceiros locais».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE