REGIÃO

REGIÃO -

Esposende premiado na área da intervenção social sénior

O Município de Esposende alcançou o segundo lugar no concurso “Intervenção Social Sénior 2022”, promovido pela EQ – Cidade Social, no âmbito do programa Autarquia Solidária. A iniciativa visa o «reconhecimento das autarquias que desenvolvem intervenção social, no âmbito do envelhecimento, potenciando metodologias e práticas inovadoras de intervenção social».

Esposende classificou-se na categoria “Autarquias com população entre 10.001 a 50.000 habitantes”, ex-aequo com os municípios de Cantanhede e Miranda do Corvo, sendo que a distinção foi entregue a 12 de Outubro, no II Seminário Autarquia Solidária, realizado no decorrer do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos. 

Em nota enviada pelo Município de Esposende, pode ler-se que o Concelho viu «reconhecido, entre pares, o seu modelo de intervenção sénior, o qual integra projectos, respostas e serviços disponibilizados às pessoas mais velhas, com evidente impacto na melhoria da sua qualidade de vida».

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, «esta distinção é mais um reconhecimento do trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido pelo Município e traduz a importância destes projectos que contribuem para fomentar a cidadania e incentivar a participação democrática e cívica das pessoas nas políticas sociais locais». 

Benjamim Pereira sublinha, ainda, que «Esposende é um concelho atento às preocupações dos munícipes e muitos têm sido os desafios da Câmara Municipal no plano das políticas sociais locais, que assumem, ao nível do desenvolvimento social e do reforço da sustentabilidade dos territórios, uma importância e necessidade incontornáveis, que exigem que se desenhem intervenções cada vez mais complexas, criativas e mais próximas das pessoas».

PROGRAMA ACTIVO +

O programa “Ativo + | Programa Colaborativo para a Promoção da Longevidade” «consolida as políticas locais para a promoção do envelhecimento ativo e saudável no território de Esposende». Resultado de um percurso colaborativo, de envolvimento e de articulação entre o Município e os parceiros da Rede Social de Esposende, este programa «agrega iniciativas que pretendem, de forma holística, fazer face aos demais desafios provocados pela longevidade da população, promovendo a participação ativa e democrática das pessoas mais velhas».

Neste contexto, a recente constituição do Fórum para a Promoção da Longevidade de Esposende pretende «contribuir para a concepção, promoção e avaliação das políticas públicas para a longevidade, numa óptica de desenvolvimento de um ecossistema económico e social sustentável, bem como assegurar a implementação de medidas destinadas a garantir a proteção na fragilidade relacionada com o envelhecimento».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE