O Município de Esposende acolheu, até ao início do mês de Março, a acção de formação “Eu sou Património”, dirigida a professores dos ensinos Básico e Secundário, numa parceria entre o Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) de Barcelos e Esposende e a Câmara Municipal de Esposende.
A formação contou com a participação de diversos formadores, nomeadamente, dos professores universitários e investigadores Brochado de Almeida, Sérgio Rodrigues, Rui Morais e Álvaro Campelo.
Um dos objectivos desta iniciativa prendeu-se com a «participação da comunidade escolar na construção de uma escola de saberes em estreita relação com o património material e imaterial na dimensão histórica e cultural», através da «promoção e partilha de ideias, criação de recursos e uma participação conjunta na reflexão sobre a implementação de diferentes práticas pedagógicas, nos diversos contextos educativos, para potenciar a curiosidade e a criatividade dos seus alunos».
“Eu sou património – valorização do património local” arrancou a 25 Janeiro, culminando após sete acções, que decorreram no Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende.
A encerrar a formação realizou-se uma visita orientada, com passagem pela Igreja da Misericórdia de Esposende, Casa das Marinhas, Dólmen do Rápido III e o Menir de S. Paio de Antas, Centro Cultural e Quinta de Curvos, em Forjães.
Tendo como temática o “Património Cultural do concelho de Esposende”, nomeadamente o Arqueológico, o Arquitectónico, o Náutico-Marítimo e o Imaterial, o Município de Esposende pretendeu, através desta formação, «enfatizar os valores colectivos, integrando na escola os valores dos futuros cidadãos e fomentando o respeito pelo passado comum».