O Município de Esposende vai avançar com a criação do Conselho Municipal da Juventude. Neste sentido – de acordo com deliberação aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade – a autarquia vai proceder à elaboração do respectivo Regulamento, para o qual aceita contributos até ao próximo dia 24 de Março.
Este constitui o «primeiro passo para a constituição deste que será o órgão consultivo do Município sobre matérias relacionadas com a política de juventude».
Na proposta apresentada, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, refere que «para que a política autárquica de juventude se revele, na prática, eficaz, é essencial que saibamos quais os anseios e aspirações dos jovens, é necessário que conheçamos as suas prioridades e preferências, o que só conseguiremos se ouvirmos atentamente a voz dos próprios jovens».
«É com este objectivo que se pretende criar o Conselho Municipal da Juventude de Esposende, na expectativa de que seja alcançado um melhor conhecimento das aspirações dos jovens, por forma a que a autarquia fique habilitada a responder, de forma mais eficiente, ao que a juventude pretende ver concretizado na política municipal, contribuindo para a criação de condições para uma correta política de juventude, em termos globais», acrescenta.
Assim, e com vista à elaboração do Regulamento deste órgão, os interessados podem apresentar os seus contributos através de comunicação escrita dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, que contenha o nome completo, morada ou sede, profissão, número de identificação fiscal e respectivo endereço de correio eletrónico, dando consentimento para que este seja utilizado para os efeitos previstos no Código do Procedimento Administrativo. Estes contributos devem ser entregues pessoalmente nas instalações da Câmara Municipal, sitas na Praça do Município, em Esposende, podendo ainda ser enviados através do correio eletrónico sonia.goncalves@cm-esposende.pt.