O Município de Esposende vai estabelecer um protocolo de cooperação com a ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara. Esta parceria tem subjacente a «operacionalização de um conjunto de acções no contexto da Casa-Museu Viana de Lima e da tecelagem com junco de Forjães».
Para além de «promover a aproximação entre a autarquia e o meio académico», este protocolo possibilitará «estudar o processo do design modernista no Município de Esposende como um dos períodos da história do design português e contribuir para a valorização do património artesanal da tecelagem com junco de Forjães». Por outro lado, a parceria contribuirá para a «inserção dos recém-diplomados no mercado de trabalho».
«No contexto cultural local, é missão da Casa-Museu Viana de Lima intervir activamente na inventariação, investigação, conservação, exposição e divulgação dos testemunhos materiais e imateriais do património do Município e da obra do Arquitecto Viana de Lima, com o intuito de reforçar a memória e identidade, contribuindo, assim, para um desenvolvimento local integrado e sustentado», refere o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, em nota enviada.
O autarca sublinha, por outro lado, que «todo esse trabalho é mais sustentado com a parceria da Academia, pelo que a celebração deste protocolo de colaboração visando a realização de estudos técnicos e científicos no território, entre outras acções e dinâmicas, constitui-se como fundamental para a boa prossecução das competências e dos objectivos definidos».