VILA VERDE

VILA VERDE -

Município de Vila Verde dinamiza sessão de capacitação para reforçar conhecimento técnico no apoio social à comunidade

Agentes de intervenção social, incluindo diretores e responsáveis de instituições de solidariedade social, juntaram-se em Vila Verde para aprofundar e reforçar a disseminação de conhecimentos técnicos relativamente a medidas e programas de apoio disponíveis para pessoas em situações mais vulneráveis.

“Diferentes Perspetivas, a Mesma Visão, Outra Intervenção” foi o tema para a sessão de capacitação de agentes de ação social, que decorreu no salão nobre da Câmara de Vila Verde, dinamizada pelo Núcleo Local de Inserção de Vila Verde, em colaboração com o Projeto SANUS do Município.

O vice-presidente da Câmara de Vila Verde e vereador da ação social, Manuel Lopes, destacou a importância da sessão de capacitação de técnicos, profissionais e dirigentes de instituições que atuam no terreno e com as pessoas, de forma a informar, esclarecer e privilegiar canais de comunicação sobre os direitos sociais e os apoios disponíveis através do sistema de Segurança Social.

«Muitas vezes, por falta de conhecimento ou informação clara, as pessoas deixam de aceder a apoios fundamentais em momentos de necessidade, seja por motivo de doença, desemprego, invalidez, parentalidade ou envelhecimento», referiu.

O autarca apelou à necessidade de capacitar os técnicos com informação clara e atualizada para garantir uma resposta eficaz às necessidades da população, com particular atenção às pessoas mais vulneráveis.

Durante o dia, técnicos do Instituto da Segurança Social apresentaram um conjunto de medidas e programas de apoio social disponíveis, com especial atenção às diferentes prestações sociais, os critérios de acesso, e os direitos e deveres dos beneficiários.

José Sá, diretor do Núcleo de Respostas Sociais da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas, do Centro Distrital de Braga, destacou o trabalho desenvolvido pela Segurança Social no apoio social às famílias, crianças, cuidadores informais e pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Hugo Conceição, diretor do Núcleo de Prestações Familiares e de Solidariedade, do Centro Distrital de Braga, abordou os programas sociais em vigor. Seguiu-se Fátima Miguel, diretora do Núcleo de Intervenção Social do Centro Distrital de Braga, que forneceu informações práticas sobre o acesso aos apoios. Por fim, Jorge Caseiro apresentou o programa Creche Feliz, destinado a apoiar as famílias na conciliação entre a vida familiar e profissional.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE