BRAGA

BRAGA -

Município e Canadá juntos para delinear estratégias de desenvolvimento urbano sustentável

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, recebeu, esta terça-feira, os delegados da cidade canadiana de St. John’s, que esta semana visitam a cidade, no âmbito do programa de Cooperação Regional Urbana e Internacional (IURC) da União Europeia na América do Norte, um programa de cooperação entre cidades de todo o mundo e uma rede internacional para a inovação urbana e o desenvolvimento urbano sustentável.

Braga e St. John’s pretende criar parcerias baseadas num vasto conjunto de boas práticas, identificando modelos inovadores para alcançar os seus objectivos. Estas entidades começaram a cooperar em Setembro de 2021, participando em várias convocatórias técnicas do IURC. Na visita foram abordadas áreas estruturais da governação como a mobilidade urbana e transportes sustentáveis; turismo e cultura com a incorporação dos sectores na economia circular; educação; emprego e eficiência energética.

“Nos últimos anos, juntamente com o Eixo Atlântico, temos realizado um trabalho de prospecção junto de diversas cidades e organizações internacionais na procura de oportunidades de inovação para os vários domínios da actuação municipal. Através desta cooperação internacional, estamos a trabalhar em conjunto para encontrar soluções comuns e desenvolver estratégias para um desenvolvimento urbano integrado e sustentável”, afirmou Ricardo Rio.

PUBLICIDADE

Em Junho passado, uma delegação de Braga e do Eixo Atlântico visitaram a cidade canadiana iniciando dessa forma o processo de cooperação que se estende até Dezembro de 2023, para desenvolver um Plano de Acção de Cooperação Urbana, que inclui acções e projectos-piloto capazes de criar impacto na sociedade.

Nesta visita a Braga, a delegação canadiana esteve também reunida com representantes do Eixo Atlântico e do Governo Português onde abordaram questões energéticas e demográficas, visitaram o projecto Baterias 2030, um plano nacional que investe em formas alternativas de gestão de energia.

Trata-se de uma parceria público-privada que envolve universidades, municípios e empresas para responder de uma forma integrada e estruturada aos desafios da descarbonização e da integração de energias renováveis. Em Braga, esta delegação visitou ainda a Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga para conhecer a estratégia de bio resíduos

O programa IURC da União Europeia para a América do Norte estabelece parcerias entre cidades europeias e cidades canadianas e americanas para facilitar a troca de conhecimentos através de ferramentas online e apoio presencial, tais como visitas de estudo, participação em eventos temáticos e em rede, e desenvolvimento de competências.

O programa é financiado ao abrigo do Instrumento de Parceria da UE e beneficia do apoio estratégico da Direcção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.