Com principal objectivo de «dar respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas em situação de dependência física e funcional», o Município de Vila Verde, através da Rede social, está a implementar o projecto “Cuidar de Quem Cuida”, resultante de um protocolo celebrado com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS).
Em nota enviada, pode ler-se que «assente numa lógica de cooperação intermunicipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde», o projecto assenta em cinco linhas de acção: Grupos de intervenção psicoeducativa; bolsa de cuidadores formais com formação complementar; dinamização das redes de voluntariado locais e serviços de descanso ao cuidador e fóruns de discussão.
Está também prevista a criação de um “Grupo de Ajuda Mútua”, decorrente do Programa Psicoeducativo, bem como de uma Rede de Apoio aos Cuidadores (RAC).
Esta iniciativa conta com a parceria da ACES-Gerês/Cabreira; Cruz Vermelha Portuguesa; Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde; Casa do Povo de Escariz; Centro Social da Paroquia da Lage; e Associação Cultural.
Para inscrições deve contactar o Serviço de Ação Social de Vila Verde para o alexandrina.cerqueira@cm-vilaverde.pt ou 926 288 134.