BRAGA -

BRAGA - -

Município investe na proteção dos recursos hídricos nas zonas dos incêndios

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Intervenções em curso visam proteger as encostas e recuperar regime hidrológico das linhas de água. Decorreu esta quinta-feira, dia 18 de Outubro, uma visita aos trabalhos de proteção dos recursos hídricos das zonas afetadas pelos incêndios de 2017 em Braga. A iniciativa contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Altino Bessa, vereador do Ambiente.

Como explicou Altino Bessa, o Município efetuou, após os acontecimentos, um levantamento das linhas de água afetadas e do tipo de intervenções necessárias e enviou um relatório para a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Já Ricardo Rio enalteceu os trabalhos de prevenção e limpeza que têm sido efetuados em articulação com proprietários privados, juntas de freguesia e Sapadores Florestais. “É um trabalho no terreno que não se esgota. Alia-se a esta componente uma dimensão corretiva de valorização dos cursos de água e de reflorestação e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos por particulares, inclusivamente com o Município a disponibilizar-se para elaborar projetos que visem o uso de espécies autótones”, referiu.

340 MIL EUROS

Para efetuar estes trabalhos de limpeza e desobstrução em rios e ribeiras, que se iniciaram em setembro, num montante de 340 mil euros, o município recorreu a financiamentos da Agência Portuguesa do Ambiente através do Fundo Ambiental e pelo PDR 2020, ao qual se junta uma componente de investimento municipal.

As intervenções visam proteger as encostas e recuperar o regime hidrológico das linhas de água, entre outras medidas de proteção, como a recuperação de infra-estruturas danificadas, controlo de erosão, obras de correção torrencial de pequena dimensão e instalação de faixas de proteção através de sementeira/plantação.

As obras são nas seguintes freguesias: Esporões, União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães; Nogueiró e Tenões; Santa Lucrécia e Navarra e Crespos e Pousada.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.