VILA VERDE

VILA VERDE -

Município renova site oficial para «facilitar acesso a informação e serviços».

O Município de Vila Verde disponibiliza, a partir desta terça-feira, uma versão actualizada e renovada do site oficial na Internet, que tem o objectivo de facilitar o acesso dos utilizadores à informação e aos serviços online.

O lançamento da nova “face” do site www.cm-vilaverde.pt visa ainda «agilizar e criar novas dinâmicas na relação dos munícipes e internautas com o Município».

Para além do novo grafismo, a nova interface procura incluir uma maior simplicidade e uma melhoria da funcionalidade das ferramentas que são disponibilizadas, de forma a ir ao encontro das pretensões e necessidades assumidas pelos utilizadores.

A nova organização do site assenta em quatro áreas centrais: “Autarquia” (mais ligada ao funcionamento dos órgãos autárquicos), “Viver” (destinada sobretudo a residentes), “Visitar” (orientada para turistas e visitantes) e “Investir” (com foco em investidores e agentes económicos).

A abertura da homepage marca o novo design do site, com prioridade à imagem, informação actual e promoção do concelho. Segue-se o espaço de acessos rápidos a áreas mais requisitadas, como Eleitos, Freguesias, Cartão Jovem, Serviços Online e Procedimentos Concursais.

Nestes, são encontradas informações sobre regulamentos, prazos e decisões relativas a concursos, designadamente de admissão e recrutamento de pessoal.

O espaço de notícias e informação actualizada, a agenda dos eventos no concelho e ainda uma zona mais vocacionada para o turismo compõem a página inicial, onde se disponibiliza ainda um motor de busca para o utilizador procurar o assunto ou tema que lhe interessa.

O site sugere também ligações diretas às redes sociais e ao Flickr – para álbuns de fotografias dos eventos municipais -, além da ligação a domínios externos de interesse geral.

“AUTARQUIA”, “VIVER”, “VISITAR” E “INVESTIR”

No âmbito das quatro áreas centrais em que se desenvolve o site, o espaço “Autarquia” vai dar acesso a informação sobre o executivo e o funcionamento da Câmara, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia.

Para além disso, esta categoria abre também espaço para sugestões e reclamações, sendo que vão ser facultados regulamentos, editais, atas e outros documentos, «em defesa da tansparência».

Nos Serviços Online, o utilizador vai poder solicitar e descarregar formulários e requisições de diversos assuntos a tratar com o Município, desde a água, saneamento e ambiente, aos apoios social e escolar, assim como pagamentos e taxas, execuções e contraordenações, ocupação de espaço público e assuntos de ordenamento do território, urbanização e edificação.

No mapa do site, o link “Viver” vai conter a informação sobre as actividades da Casa do Conhecimento e da Biblioteca, matérias relativas ao ambiente – onde é possível fazer comunicações de ninhos de vespa asiática, de queimas e queimadas, e de leituras de consumo de água) –  à educação, à acção social, à juventude e ao ordenamento e urbanismo.

Já a área “Visitar”, destina-se sobretudo à à cultura e ao turismo, com a apresentação do concelho, das suas freguesias e informação da história, heráldica, património material e imaterial e outros pontos de interesse.

Na reformulação do site, o Município passa a dedicar também uma área especialmente direcionada à economia.

No link “Investir” é disponibilizada informação mais dirigida a empresários, agentes económicos e potenciais investidores, com a apresentação do “Vila Verde Incentiva+”, da missão e eixos de actuação, de incentivos e financiamentos, projectos, parcerias e ligações úteis.

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE