A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado investiu 226 mil euros num projecto de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, que definiu 27 novas medidas a implementar nos seis municípios que a integram.
Segundo Daniela Gomes, coordenadora da unidade de políticas sociais da CIM do Cávado, do projecto resultaram ainda um selo municipal e um guia de boas práticas para a igualdade e conciliação.
“No conjunto dos seis municípios da CIM [Braga, Barcelos, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro e Esposende], foram definidas 27 novas medidas, complementares às que já vinham sendo postas em prática”, adiantou.
Daniela Gomes falava no seminário final do projecto “Cávado + Igual”, promovido pela CIM Cávado, em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa, através da Unidade de Investigação, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, e com o KUN Centre for Equality and Diversity, da Noruega.
Entre as novas medidas propostas, consta, desde logo, a possibilidade de concessão de meio dia por mês aos trabalhadores para tratar de assuntos pessoais.
Outras medidas são a atribuição de dispensas de serviço de meio dia no aniversário dos filhos até aos 12 anos e de meio dia para acompanhamento dos filhos até aos 20 anos nas fases de transição de níveis de ensino.
A existência de cantina para trabalhadores a um preço acessível e de espaço ou equipamentos para quem prefere levar a própria refeição é outra das medidas.
Do rol de novas medidas, fazem ainda parte a criação de um gabinete de saúde e bem-estar e a implementação de ginástica laboral, seja nas instalações do município seja ‘online’ no posto de trabalho, e de um programa de férias escolares a baixo custo para descendentes entre os 06 e os 14 anos.
Do projecto, que decorreu durante três anos, resultou a criação de um documento estratégico intermunicipal, que vai balizar a atuação dos municípios na área da igualdade e da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar dos funcionários.