Uma imagem de um abraço entre o canoísta Fernando Pimenta e o seu treinador, Hélio Lucas, foi imortalizada num mural de arte urbana, pintado pela artista Daniela Guerreiro, num dos pilares da ponte Nossa Senhora da Guia, em Ponte de Lima.
Em comunicado, a Câmara de Ponte de Lima, de quem partiu a iniciativa, refere que o mural “homenageia estes dois limianos campeões, apaixonados pela canoagem e pelas águas do Rio Lima”, que são “dois grandes embaixadores” do concelho.
“Hélio Lucas treina Fernando Pimenta há mais de 20 anos e grande parte da sua vida foi dedicada à modalidade de canoagem, ao Clube Náutico, de quem foi membro fundador, e a Fernando Pimenta”, refere a autarquia.
O município acrescenta que “a garra e a paixão de Fernando Pimenta chamaram a atenção de Hélio Lucas e assim nasceu esta relação canoísta/treinador, que com o tempo se tornou também numa relação de amizade e respeito”.
“Fernando Pimenta, consagrado atleta limiano, detentor de dezenas de títulos europeus, mundiais e olímpicos, é o atleta português de canoagem mais galardoado, será porta-estandarte de Portugal na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024”, enaltece a Câmara.
A ambos, a autarquia limiana deseja publicamente uma “participação extraordinária” nos Jogos Olímpicos de Paris.