O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, tem em exibição uma ara romana dedicada a Júpiter, proveniente de Aboim da Nóbrega, no concelho de Vila Verde. A peça em granito terá cerca de 1.800 anos.
A ara romana, que foi descoberta em 2008, passa a integrar a exposição permanente do museu e foi apresentada publicamente durante as Jornadas Europeias da Arqueologia, que decorreram entre sexta-feira e domingo.
De acordo com um comunicado do museu, trata-se de uma “ara votiva romana dedicada ao deus Júpiter, proveniente de Aboim da Nóbrega, propriedade de Luís Miguel Pinheiro Fernandes, que efetuou o respetivo depósito no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa”.
Este foi um “achado ocasional”, numa propriedade da família do proprietário, no lugar dos Castros, em Aboim da Nóbrega. A ara encontra-se em bom estado de conservação.
“Ao realizar o seu depósito no museu, o proprietário teve intenção de disponibilizar esta peça arqueológica para usufruto público, e permitir a sua valorização, quer em termos de conhecimento, quer de preservação, gesto que o museu louva e que reconhecidamente muito agradece”, enaltece o Museu D. Diogo de Sousa.