O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, apresentou, esta quarta-feira, um novo conjunto de peças provenientes da doação de Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, enriquecendo a sua exposição permanente.
O novo núcleo agora apresentado integra a já emblemática doação Bühler-Brockhaus, inaugurada em Outubro de 2021, que inclui uma vasta colecção de peças gregas, etruscas e romanas. Entre os destaques da colecção estão esculturas em mármore, mosaicos, vasos cerâmicos e em vidro, peças figurativas em cerâmica e bronze, e adornos de metais preciosos.
Com esta incorporação, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa amplia significativamente o contexto do seu acervo, que originalmente se focava na arqueologia da região do noroeste de Portugal, permitindo um diálogo mais abrangente com o mundo Mediterrânico. Esta nova perspectiva reforça o papel do Museu como uma referência internacional na Arte e Arqueologia do Mundo Clássico, promovendo o estudo, a investigação e a fruição cultural.
A doação Bühler-Brockhaus já valeu ao Museu o Prémio Incorporação 2023, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), reconhecendo a relevância desta contribuição sob o mote ‘Doação Bühler-Brockhaus: Ao serviço dos outros’.
Durante o evento, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi assinado o contrato de doação que formaliza a integração deste conjunto e de outras peças previamente cedidas ao Museu em regime de comodato.
Outro momento marcante foi a apresentação do Desenvolvimento do Estudo Prévio do projecto de arquitectura da futura ala Bühler-Brockhaus. Este novo espaço no museu será dedicado à totalidade da doação, reforçando o seu impacto no panorama museológico nacional e internacional.
A inauguração culminou com uma visita guiada à Exposição da Doação Bühler-Brockhaus, permitindo ao público conhecer de perto as novas peças agora integradas na exposição permanente.