FOLCLORE (Minho)

FOLCLORE (Minho) -

Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio homenageia o vilaverdense Adelino Fernandes Pinto

O Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio, de Braga, vai homenagear, esta noite, o vilaverdense Adelino Fernandes Pinto, fundador do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim, um dos maiores folcloristas nacionais, falecido a 26 de Agosto de 2019.

Fundador do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim, era um estudioso do cancioneiro popular minhoto e das danças e cantares que deram cor e brilho a muitas das participações do grupo em incursões nacionais e internacionais. A canção e dança à “Senhora do Sameiro” é um dos ícones maiores do grupo, canção por si eternizada no cancioneiro popular. Mas foi nos trajes que se destacou mais.

Era responsável pelo levantamento e confecção dos trajes do grupo, onde o critério e rigor se tornaram as suas imagens de marca. Aliás, fazia recolha nos “recantos do Minho” e possui um dos mais ricos espólios de trajes e artigos tradicionais ligados ao folclore, às lides da lavoura, das festas e romarias dos nossos antepassados.

Adelino Fernandes Pinto morreu a 26 de Agosto de 2019, com 79 anos de idade.

ANIVERSÁRIO DO MUSEU DO TRAJE

No âmbito do aniversário do Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio, outra referência maior do folclore nacional e minhoto, em particular, o organismo promove uma homenagem, a partir das 21h00.

As comemorações prosseguem este sábado, dia 11 de Novembro, das 16h00 às 18h30, com a iniciativa ‘Feira de Lenços’/Paço da Vila. Às 21h00, realiza-se uma mesa redonda, sobre o tema ‘A Lençaria e a sua transversalidade’, por Inácio Ferreira, Dr. Daniel Café, Ricardo Mónica, Teresa Sá Fernandes e Rui Pedro.

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE