O músico brasileiro é um dos destaques para a agenda de março, assim como Alabaster, DePlume e Nik Colk Void com MAOTIK. Atua no dia 15, às 21h30.
O programa do gnration para março arranca já este sábado com o britânico Alabaster DePlume. Num espetáculo que juntará saxofone e poesia spoken-word com ritmos afrobeat, o saxofonista, poeta e compositor natural de Manchester apresenta o seu mais recente trabalho “Come with Fierce Grace”, de setembro de 2023.
No entanto, Jards Anet da Silva, mais conhecido como Jards Macalé é o grande destaque para o mês de março do gnration. É considerado um pilar a Música Popular Brasileira. Com uma carreira notável de mais de cinquenta e cinco anos, Jards escreveu, compôs, arranjou, colaborou e trabalhou com alguns dos nomes mais reconhecidos do cancioneiro brasileiro. Em 1971, rumou a Londres para escrever, produzir e tocar violino em “Transa”, uma de Caetano Veloso. Pela voz de Gal Costa teve muitas das suas músicas eternizadas como “Hotel das Estrelas”, “Mal Secreto” ou “Vapor Barato”. Numa digressão que passará a 15 de março por Braga, o músico brasileiro vai revisitar o seu disco homónimo lançado em 1972, como jeito de celebração dos cinquenta anos do mesmo.
No final do mês, a 23 de março, o gnration recebe um novo espetáculo audiovisual protagonizado pela música britânica Nik Colk Void – membro do duo Factory FLoor – e pelo artista multimédia francês MAOTIK. Depois de Lisboa, os artistas vão estrear “Beyond Echoes” esta nova peça, encomendada através de uma parceria entre o gnration, a Culturgest (Lisboa), o Madeiradig (Funchal) e o Festival Tremor (S. Miguel, Açores). Ainda, Online, o ciclo órbita do gnration estreia uma nova peça audiovisual do músico português Nuno Loureiro. Pode ver, gratuitamente, a 21 de março, no canal YouTube do gnration.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis e podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.
ovilaverdense@gmail.com