VILA VERDE (25 de Abril)

VILA VERDE (25 de Abril) -

Na celebração de Abril, alunos de Vila Verde apelam aos direitos da criança

Os Agrupamentos de Escolas do Município de Vila Verde reuniram, esta manhã, com o Executivo Municipal para a Assembleia Municipal Jovem. O encontro, enquadrado nas celebrações do 25 de Abril de 1974, permitiu aos mais jovens apresentar problemas e soluções que detetam nas suas comunidades.

Um a um, os representantes de cada ciclo subiram ao palco para expor os seus trabalhos à Presidência.

Os alunos mostraram-se preocupados com o ambiente, a guerra e a igualdade entre todos. Para isso, fizeram referência aos direitos da criança, destacando o direito a brincar, à família e à escola. As soluções passam por mais espaços verdes e melhores condições nos recreios escolas.

Destacaram, ainda, a importância de combater a violência contra a criança e a necessidade de se acolherem uns aos outros, apesar da diferença.

O desperdício alimentar e reciclagem foram, também, temáticas abordadas. No final de cada apresentação, foi possível colocarem questões ao Executivo, que incluíram: «É possível instalar mais parques infantis?», «Qual o seu animal favorito?» e, ainda, se gostam dos cargos que ocupam e têm tempo para outras atividades.

A Presidente de Câmara, Júlia Fernandes, elogiou as crianças pela capacidade de detetar os problemas. A também professora sublinhou que «trouxeram um tema extraordinário, os direitos das crianças».

Para a autarca, o direito a brincar ocupa um lugar essencial. «Brincar é um direito tão fundamental como a família, a casa e a escola». Quanto às sugestões, ficarão prometidas mais creches, mais parques infantis e espaços verdes para «caminharem seguros, com os pais tranquilos também, sabendo que estão protegidos».

Júlia Fernandes concordou, ainda, que «andar ao ar livre faz falta» aos mais novos. «Não queremos que, em Vila Verde, falte algum direito a uma criança, queremos que sejam todos felizes», assegurou. «Até porque desejamos um concelho cheio de juventude».

Por fim, deixou ainda um agradecimento «a todas as instituições vilaverdenses que cuidam das nossas crianças».

Um livro gigante e poemas para celebrar Abril

A celebração contou, ainda, com a apresentação do livro «Herdeiros de Abril». Este é um «documento com intervenções de todas as escolas do concelho para ficar para a memória», explica a Presidente de Câmara.

Trata-se de um «livro gigante», em papel, com capa desenhada pela turma do 12ºG da Escola Secundária de Vila Verde. Ao ser folheado, cada página conta com manifestações artísticas de cada escola do concelho, assim como da Academia de Música. Os trabalhos, alusivos ao 25 de Abril, são pinturas, poemas, desenhos e colagens.

Ainda, antes de começar, foram entregues os prémios para o concurso «Poemas de Abril», levado a cabo pelo serviço de Educação do concelho.

Cada aluno vencedor subiu ao palco, declamando a sua peça. Júlia Fernandes parabenizou «os mais de 100 poemas» a concurso, destacando que «o júri, composto por crianças e adultos, não teve tarefa fácil» ao decidir os prémios.

O momento foi, ainda, iniciado com uma apresentação de “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, pela Academia de Música de Vila Verde.

No painel do Executivo estavam presentes, ainda, Adriano Ramos (Vereador da Juventude), Dr. Patrício Araújo (Vereador do Ambiente, Desporto e Proteção Civil), Eng. Michele Alves (Vereadora das Obras), Dr. Manuel Lopes (Vice-Presidente da CM de Vila Verde) e, ainda, pelos Vereadores de Oposição Esquível Gomes (PS) e Fernando Silva (Independente).

Para dinamizar a sessão, a empresa MyPolis organizou um jogo entre os alunos e o Executivo.

Cada vez que um grupo se apresentava, o Executivo dispunha de cartões com opções para responder às propostas (se concordavam, se não era possível, se deveriam organizar melhor, entre outras).

Por sua vez, os alunos apresentavam cartões a agradecer (caso a resposta do Executivo satisfizesse a sua preocupação) a pedir para debater melhor as ideias que apresentaram.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE