REGIÃO

REGIÃO -

Nasce nova euro-cidade: Caminha, O Rosal e A Guarda

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O município O Rosal quer aliar-se a A Guarda, ambos na Galiza, e ao concelho de Caminha, no Alto Minho, para formar a quarta euro-cidade entre as duas regiões transfronteiriças, anunciou esta sexta-feira a Câmara alto-minhota.

Nesse sentido, Ánxela Fernández Callís, alcaide de O Rosal, e Rui Lages, presidente da autarquia caminhense, juntaram-se numa reunião onde se comprometeram a trabalhar na criação de uma Euro-cidade para fortalecer laços, realizar projectos conjuntos e resolver problemas comuns.

“O Rosal e Caminha realizaram um encontro histórico que marca o início de uma grande aliança transfronteiriça na região do Minho. A presidente da Câmara de O Rosal, Ánxela Fernández Callís, manteve uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, onde ambos os autarcas concordaram em dar os primeiros passos para a criação de uma Eurocidade que inclua Caminha, O Rosal e A Guarda, que permita continuar a estreitar os laços entre as populações vizinhas, abordar problemas, objectivos comuns e desenvolver uma programação sociocultural e económica conjunta”, revela a autarquia caminhense em comunicado.

Fernández Callís manifestou a sua satisfação com a visita do autarca caminhense e manifestou a vontade de trabalhar em estreita colaboração para criar um espaço europeu que una as duas margens do Minho “que não se consideram como fronteiras”.

“Este é um passo importante para consolidar o nosso relacionamento e criar oportunidades de crescimento para os três municípios”, afirmou a presidente.

Por seu lado, Rui Lages destacou a importância de se abordar problemas comuns, como a mobilidade na zona do Minho, bem como de fortalecer os laços entre populações que já se sentem unidas.

“É fundamental trabalharmos juntos para superar os obstáculos que afectam a nossa região e promover uma maior integração entre programação e serviços, o que sem dúvida beneficiará os nossos vizinhos”, sublinhou o autarca.

O próximo passo será uma reunião no dia 20 de Maio, em Caminha, com os três autarcas: do Rosal, A Guarda e Caminha, precisamente para abordar esses primeiros passos para a criação da euro-cidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.