O Natal na Montanha veio para ficar. A edição de estreia revelou-se um sucesso e a pitoresca aldeia minhota do Gontinho, na zona da Ribeira do Neiva, Vila Verde, esteve à altura do desafio. Foi um fim-de-semana de ‘Natal antecipado’, de enchente e em cheio, onde não faltaram a gastronomia, os doces e o brilho próprio da época natalícia.
Foi bem lá no alto da serra, por entre uma brisa fresca, de ar puro, e por entre ruas estreitas e casas que os nossos avós ergueram com muito suor e orgulho, por pedras gastas pelo tempo, nas tascas e adegas de ocasião, que se viveu um fim-de-semana «especial».
«Foi, sobretudo, um momento de partilha e de proximidade, de ajudar a combater a solidão e de dar um sinal que todos contam», assinalou Manuela Costa, a presidente da Casa do Povo da Ribeira do Neiva, entidade promotora.
Em declarações o jornal ‘O Vilaverdense’, vincou «o grande apoio da junta de freguesia da Ribeira do Neiva, da comunidade de Duas Igrejas e de muitos amigos e patrocinadores». Referiu ainda que «muito importante ainda foi a forma como a população local se juntou e se uniu para pôr esta iniciativa em marcha».
Depois de um fim-de-semana que «superou todas as expetativas», pela quantidade de gente que rumou ao alto da serra e pela forma como os residentes do Gontinho se sentiram «animados», a dirigente diz que «é pra continuar. Vamos analisar e veremos. É uma marca que vem para ficar, julgo».
ovilaverdense@gmail.com