JUSTIÇA

JUSTIÇA -

Neonazi Mário Machado entrega-se dia 26 de maio para cumprir pena de prisão

O militante neonazi Mário Machado vai entregar-se no dia 26 de maio no Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha, para cumprimento da pena de dois anos e 10 meses de prisão por discriminação e incitamento ao ódio e à violência.

A informação foi adiantada à Lusa pelo advogado de defesa, José Manuel Castro, que acrescentou ainda que Mário Machado dará entrada no estabelecimento prisional das Caldas da Rainha pelas 15 horas.

Confirmou também que até ao momento não foi emitido qualquer mandado de detenção.

O militante neonazi entrega-se para cumprimento de pena depois de ter perdido o último recurso que lhe era possível, no Tribunal Constitucional, no processo em que foi condenado por publicações na rede social X (antigo Twitter) contra mulheres de esquerda que visaram em particular a professora e então dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.

O recurso para o Tribunal Constitucional aconteceu depois de o Tribunal da Relação ter confirmado a pena da primeira instância e ter rejeitado as alegações de Mário Machado de que as declarações em julgamento eram um “exercício de humor”.

Em causa neste processo estavam mensagens publicadas na rede social, atribuídas a Mário Machado e Ricardo Pais – também condenado neste processo -, em que estes apelavam à “prostituição forçada” das mulheres dos partidos de esquerda, e que visaram em particular Renata Cambra.

Mário Machado e Ricardo Pais foram condenados em primeira instância a 7 de maio de 2024, tendo na altura, o advogado de defesa José Manuel Castro manifestado a sua surpresa com a sentença, considerando-a “injustificada e pesada” e a esperança numa absolvição de Mário Machado pela Relação de Lisboa, o que não se verificou.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE