SAÚDE (Destaque)

SAÚDE (Destaque) -

Neurorradiologista do Hospital de Braga recebe prémio científico

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Miguel Quintas Neves, médico especialista do Serviço de Neurorradiologia do Hospital de Braga, foi o primeiro português distinguido pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia (ESNR), no passado dia 21 de setembro, com o prémio europeu de melhor trabalho científico do ano na área da Neurorradiologia, em Viena de Áustria. 

O prémio foi atribuído no 46º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Neurorradiologia, e foi criado com o objetivo de distinguir jovens cientistas com menos de 40 anos, que trabalhem na área de Neurorradiologia em centro europeu e com 1ª autoria em trabalho científico de relevo. 

O trabalho intitulado, “Divergent magnetic resonance imaging atrophy patterns in Alzheimer’s disease and primary age-related tauopathy”, foi desenvolvido no âmbito da sua tese de doutoramento, que conta com a orientação do Professor Tiago Gil Oliveira, médico especialista do Serviço de Neurorradiologia do Hospital de Braga e professor associado da Escola de Medicina da Universidade do Minho. 

«O estudo teve como principal objetivo o de encontrar ferramentas diagnósticas, particularmente clínicas e imagiológicas, que permitam a distinção entre a doença de Alzheimer e uma outra condição neuropatológica a que se dá o nome de tauopatia primária relacionada com a idade. Foram dados alguns passos nesse sentido, quer pelos diferentes padrões de atrofia cerebral encontrados, quer pela diferente relação que estes estabelecem com a performance cognitiva nos 2 grupos de doentes», refere o Neurorradiologista.

Miguel Quintas Neves refere ter sido «um orgulho tremendo e uma grande honra» receber esta distinção e que a mesma vem »premiar o esforço e trabalho desenvolvidos por toda a equipa do projeto, sendo prova, uma vez mais, do incomensurável valor que os investigadores portugueses têm, mesmo perante investimentos consideravelmente inferiores aos seus congêneres europeus».   

A 46ª edição do Congresso Anual da Sociedade Europeia de Neurorradiologia decorreu entre os dias 20 e 24 de setembro de 2023, em Viena de Áustria, sob o tema ‘Mudar para Melhor: recarregando o momento vienense’.

A iniciativa abre discussão à atualidade da área entre neurorradiologistas, neurocirurgiões e neurologistas, e salienta o poder de colaboração intelectual e de criatividade na mudança para melhor da partilha de conhecimento nas neurociências.  

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.