PREVISTA RECOLHA DE SEIS MIL GARRAFAS DE PLÁSTICO -

PREVISTA RECOLHA DE SEIS MIL GARRAFAS DE PLÁSTICO - -

Noite Branca de Braga aposta na sustentabilidade ambiental reduzindo o plástico

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Uma das principais novidades da Noite Branca de Braga 2018, que decorre de 31 de Agosto a 2 de Setembro, é a da aposta na sustentabilidade ambiental e na consciencialização da comunidade para a redução do consumo de plástico.

Assim, diz o Município, e para “diminuir a pegada ecológica do evento, em todos os stands de venda concessionados há apenas copos reutilizáveis em detrimento dos de plástico descartável”. As lojas do centro histórico – acrescenta – “serão igualmente desafiados a adotar a medida e a receber o ´Selo Verde´ do Município, distinção que certifica a atuação amiga do ambiente”.

Acresce que, “um dos pontos altos da Noite Branca será a instalação artística que decora as principais ruas. Da autoria da artista Madalena Martins, “será construída com recurso a garrafas PET, transformadas pelas mãos dos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Braga e Paços de Ferreira, e a mais de 6 mil metros de geotêxtil, produzido a partir de desperdício de material”.
SEIS MIL GARRAFAS

PUBLICIDADE

Para o projeto, a organização recorreu ao contributo dos cidadãos para recolher as seis mil garrafas de plástico necessárias para a instalação. Alia-se assim – assinala – “a sustentabilidade ambiental a uma forte componente social, valores presentes nos projetos de Madalena Martins”.

TRANSPORTE PÚBLICO

A preocupação com a sustentabilidade evidencia-se em todas as dimensões da «Noite», desde a escolha das matérias-primas para as atividades promocionais, passando pelo estímulo à utilização dos transportes coletivos para chegar ao centro histórico e pela diminuição dos conteúdos impressos informativos, investindo-se, em alternativa, no encaminhamento do público para os suportes digitais disponíveis.

A Agere e a Braval voltam a garantir uma presença reforçada com a colocação de contentores e ecopontos.


Luís Moreira (CP 8078)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS