BRAGA –

BRAGA – -

Noite Europeia dos Investigadores 2018 em fase de actividades preparatórias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Noite Europeia dos Investigadores chega, uma vez mais, a Braga, numa organização da Escola de Ciências da Universidade do Minho. No dia 28 de setembro, abrem-se as portas do Fórum Braga para um programa onde não vão faltar experiências científicas, demonstrações, exposições, workshops e muita curiosidade a animação.

‘Ciência na Cidade’ é o tema que serve de ponto de partida para este ano. A UMinho salienta que “a temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural e natural como fator essencial à sustentabilidade”.

PUBLICIDADE

Ao longo do mês de setembro, serão, ainda, promovidas uma série de atividades preparatórias, “de forma a cativar o público para este evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia”.

Assim, a 15 de setembro, 10h-13h discute-se a “Conservação da Biodiversidade que nos alimenta”, no Banco Português de Germoplasma Vegetal – INIAV , Quinta de S. José, S. Pedro de Merelim, Braga.

O BPGV-INIAV é a entidade nacional responsável pela conservação dos recursos genéticos vegetais para a Alimentação e Agricultura. Conservar é também colher, avaliar e documentar, garantindo que estes recursos são mantidos para as gerações vindouras.

ESPÓLIO DO PALÁCIO DO RAIO

A 21 de setembro, 21h-23h– ‘Visita ao Espólio de Farmácia do Palácio do Raio e Palestra ‘A Aventura de descobrir Novos Medicamentos’, Palácio do Raio, Braga.

A 22 de setembro, 07h15-20h– Saída de Campo sob o lema ‘Geologia do Maciço de Morais: percurso no Geoparque Mundial UNESCO Terras de Cavaleiros’, em Macedo de Cavaleiros. No mesmo dia, 10h-13h – ‘Biobuscas, que espécie de coisa é esta?’

Trata-se de um projeto de educação ambiental desenhado para crianças dos 6 aos 10 anos. Consiste em passeios de natureza em que os participantes são desafiados a encontrar algumas espécies (animais e vegetais) e a marcá-las em mapas de guias criados propositadamente para o efeito.

O passeio é também um “pretexto” para abordar conceitos como biodiversidade, sustentabilidade, respeito pela natureza e para responder às perguntas das crianças. A atividade decorre no Parque da Ponte, Braga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.