BRAGA –  Noite Europeia dos Investigadores 2018 em fase de actividades preparatórias

BRAGA –
Noite Europeia dos Investigadores 2018 em fase de actividades preparatórias

A Noite Europeia dos Investigadores chega, uma vez mais, a Braga, numa organização da Escola de Ciências da Universidade do Minho. No dia 28 de setembro, abrem-se as portas do Fórum Braga para um programa onde não vão faltar experiências científicas, demonstrações, exposições, workshops e muita curiosidade a animação.

‘Ciência na Cidade’ é o tema que serve de ponto de partida para este ano. A UMinho salienta que “a temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural e natural como fator essencial à sustentabilidade”.

PUBLICIDADE

Ao longo do mês de setembro, serão, ainda, promovidas uma série de atividades preparatórias, “de forma a cativar o público para este evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia”.

Assim, a 15 de setembro, 10h-13h discute-se a “Conservação da Biodiversidade que nos alimenta”, no Banco Português de Germoplasma Vegetal – INIAV , Quinta de S. José, S. Pedro de Merelim, Braga.

O BPGV-INIAV é a entidade nacional responsável pela conservação dos recursos genéticos vegetais para a Alimentação e Agricultura. Conservar é também colher, avaliar e documentar, garantindo que estes recursos são mantidos para as gerações vindouras.

ESPÓLIO DO PALÁCIO DO RAIO

A 21 de setembro, 21h-23h– ‘Visita ao Espólio de Farmácia do Palácio do Raio e Palestra ‘A Aventura de descobrir Novos Medicamentos’, Palácio do Raio, Braga.

A 22 de setembro, 07h15-20h– Saída de Campo sob o lema ‘Geologia do Maciço de Morais: percurso no Geoparque Mundial UNESCO Terras de Cavaleiros’, em Macedo de Cavaleiros. No mesmo dia, 10h-13h – ‘Biobuscas, que espécie de coisa é esta?’

Trata-se de um projeto de educação ambiental desenhado para crianças dos 6 aos 10 anos. Consiste em passeios de natureza em que os participantes são desafiados a encontrar algumas espécies (animais e vegetais) e a marcá-las em mapas de guias criados propositadamente para o efeito.

O passeio é também um “pretexto” para abordar conceitos como biodiversidade, sustentabilidade, respeito pela natureza e para responder às perguntas das crianças. A atividade decorre no Parque da Ponte, Braga.