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Nova concessão de transporte público de passageiros no Cávado conta com 957 ligações diárias

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Decorreu esta terça-feira, 9 de Maio, em Braga, a apresentação da nova concessão de transporte público de passageiros no Cávado, que contou com a presença de seis presidentes dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), os quais Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

A Cávado Mobilidade iniciou a 1 de Janeiro de 2023 uma operação de transporte público de passageiros ao serviço das populações da NUTS III Cávado. A nova oferta, que se caracteriza pelo seu «maior conforto, eficiência e modernidade», conta com «cerca de 957 ligações diárias, a nível municipal, intermunicipal e inter-regional, estabelecendo ligações com as NUTS Ave, Alto Minho, Tâmega e Sousa e Área Metropolitana do Porto».

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, Ricardo Rio, salienta que o projecto é o «culminar de um processo iniciado em 2020, com o lançamento do Concurso de Concessão de Serviço de Transporte Público de Passageiros no Cávado. Esperamos conseguir, ao longo desta nova concessão, promover e proporcionar às populações o transporte público numa maior área do território, estimulando e aumentando o uso do autocarro na região, oferecendo, para isso, um serviço mais abrangente, cómodo e sustentável. É também relevante referir que o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) tem, neste projecto, uma aplicação mais abrangente nas populações do território do Cávado, com reduções tarifárias de pelo menos 50% nos passes sociais».

“REDUÇÕES TARIFÁRIAS”

As reduções tarifárias nos passes sociais são «superiores em determinados municípios e para alguns grupos». Este apoio tem como objectivo «minimizar a exclusão social e o impacto negativo associado à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído e o consumo de energia».

Sérgio Soares, CEO Transdev Portugal, defende que «o transporte público só pode ser uma alternativa séria ao transporte individual se oferecer soluções em quantidade e qualidade suficientes para as pessoas poderem optar».

A nova concessão conta com um total de «92 carreiras de transporte público de passageiros com uma produção anual próxima dos 5.000.000 km, e estará em operação até Dezembro de 2027».

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