BRAGA –

BRAGA – -

Nova galeria da UMinho recebe este sábado a inauguração oficial dos Encontros de Imagem

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os Encontros de Imagem são inaugurados oficialmente este sábado, pelas 12 horas, na nova galeria da Universidade do Minho (UMinho), no largo do Paço, em Braga. A UMinho é a entidade que volta a ceder mais espaços (cinco) para o evento.

A sessão conta com artistas, galeristas, curadores, directores de museus e de festivais. Segue-se a abertura da nova galeria e das cinco exposições aí patentes, da autoria de Gloria Oyarzabal, Tamara Wassaf, Jacob Burge, Ivan da Silva e do colectivo FAMU, da República Checa.

O festival internacional de fotografia e artes visuais, que decorre até 28 de Outubro, engloba 40 exposições de mais de cem artistas, em 17 espaços nas cidades de Braga, Guimarães, Barcelos e Porto.

Esta 28.ª edição do festival tem o tema ‘O belo e a consolação’, aludindo à obsessão do ser humano pelo prazer e, ao mesmo tempo, à sua dificuldade em encontrar a consolação.

Ainda no centro de Braga, o Museu Nogueira da Silva recebe a exposição ‘A invenção da memória’, do fotógrafo João Paulo Serafim, a ilustrar o mundo real e imaginado dos museus e dos arquivos.

Já o Convento de São Francisco em Real, numa parceria com a Unidade de Arqueologia, é palco das exposições. ‘El poder de la sombra’, de Raquel Calviño, ‘Oestriminis’, de José Alves, e ‘Ley de vida’, de Miguel Vieira Pinto, que abordam respectivamente a relação amor/dor, os mitos e a comunidade cigana. A Biblioteca Geral em Gualtar apresenta casais seniores a dançarem felizes, da série fotográfica ‘Viv(r)e la vie’, de Ana Galan.

Por fim, igualmente com apoio dos Serviços de Documentação, a Biblioteca da UMinho no campus de Azurém, em Guimarães, abre-se ao silêncio das ruas de Bruno Silva e ainda ao olhar ficcionado de Eduardo B. & Rui H. sobre o filme clássico ‘Profissão: repórter’, de Antonioni.

O programa geral do festival, maioritariamente de entrada livre, inclui também quatro conferências, workshops, oficinas infantis, serviço educativo, ciclo de cinema com oito filmes, projecções em vários espaços, feira de antiguidades de material fotográfico e feira de editoras independentes de livros e revistas de fotografia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.