“Previna para Não Remediar” é o nome da nova actividade que vai ser lançada pelo Grupo Unidos de Tibães, a partir de Novembro.
O novo programa diz respeito à prevenção do envelhecimento cognitivo e destina-se a pessoas dos 45 aos 65 anos que não apresentem o diagnóstico de doença mental. Para Madalena Santos, psicóloga clínica responsável por orientar esta iniciativa, o objectivo passa por «melhorar o estado geral da memória e da concentração», bem como «reduzir o stress e ansiedade, estimulando a criatividade e o auto-conhecimento».
A actividade será dividida em uma a duas sessões por semana, durante um período de oito meses e vai juntar turmas que vão de quatro a 10 elementos. Apesar de os exercícios serem colectivos e envolverem vários participantes, o acompanhamento será individual.
Com o aumento de doenças mentais na população em idade avançada, «este programa visa treinar e aprimorar as funções cognitivas mais desenvolvidas e desafiar as capacidades menos desenvolvidas», explicou a especialista em neuropsciologia.
Para esclarecimento de dúvidas, vai decorrer na próxima quinta-feira, 21 de Outubro, às 21h15, uma sessão aberta a ter lugar na sede do Grupo Unidos de Tibães, na antiga Casa do Povo de Mire de Tibães, na Rua de Ruães.