O Eixo Periférico Norte-Sul, a ambicionada via rápida externa à EN 101, vai sofrer alterações ao projeto inicial. A autarquia está a promover correções propostas pela Infraestruturas de Portugal, que pondera a construção de três rotundas em entroncamentos, em Soutelo (junto ao IEMinho), no Agrelo (Sabariz) e na saída, junto ao Parque Industrial de Gême.
Avança, assim, o projeto que visa constituir-se como alternativa ‘provisória’ à Variante à EN 101.
O ano de 2025 pode ser decisivo para ‘desatar o nó’ de algumas das principais vias estruturantes ao concelho.
«Nunca perdemos de vista o grande esforço que estamos a fazer na qualificação da nossa rede viária», assegura a presidente da câmara municipal de Vila Verde. Em ‘Grande Entrevista’ na edição de Dezembro do jornal ‘O Vilaverdense’, Júlia Fernandes traçou prioridades: «a ligação de Prado a Oleiros, a continuação deste eixo periférico Norte-Sul», sem perder der vista a Variante a Vila Verde.
Ao que o jornal ‘O Vilaverdense’ apurou, o traçado do Eixo Periférico Norte-Sul está fechado, mas faltam correções, sobretudo no que concerne aos entroncamentos, que vão contemplar três rotundas. No caso do seu início, em Soutelo, vai contemplar «uma grande rotunda».
No resto, o traçado passará a sul, pela Loureira, Vila Verde, Sabariz e Gême.
A autarquia está a promover as alterações propostas pela IP e deverá iniciar, em breve, os procedimentos para aquisição de parcelas.
Notícia completa na edição impressa de Janeiro de 2025, já nas bancas.
Compre numa banca junto de si!
… ou adira à edição digital
https://ovilaverdense.pt/registar