Movimento antifascista e pela libertação da Palestina encerra protestos europeus em Braga

Um novo movimento chamado ‘The Surge’ convocou para os próximos dias 18 e 19 marchas de protesto em pelo menos 10 países europeus, Portugal incluído, contra o fascismo e a guerra e pela justiça climática e libertação da Palestina. O encerramento da iniciativa está previsto para Braga, no domingo, dia 19.

As marchas em Portugal estão previstas para Lisboa, Porto, Faro, Coimbra, Ponta Delgada e Braga. Mas o mesmo movimento, criado por activistas de vários países, vai apresentar-se em mais uma dúzia de outras cidades europeias, e eventualmente outras cidades da América do Sul.

Leonor Canadas, activista do movimento, anuncia que no dia 18, em Lisboa, a marcha inicia-se na Praça José Fontana e termina na Praça do Martim Moniz, onde haverá um arraial, e em Faro a marcha culmina com debates e convívio.

Debates e convívios também ocorrerão no Porto e em Ponta Delgada, no mesmo dia, enquanto para Coimbra está prevista uma concentração.

Em Braga, no domingo, encerram-se as iniciativas com projecção de filmes e debates.

TRÊS MOVIMENTOS UNIDOS

A activista do movimento, explicou à Lusa que o ‘The Surge’ foi lançado em Novembro passado aquando da divulgação de uma convocatória internacional subscrita por activistas de vários países, um deles Portugal. Desde então o movimento cresceu em países e em apoiantes.

Sem uma estrutura física e sem uma liderança o ‘The Surge’ junta activistas de três movimentos, contra o fascismo, pela libertação da palestina e pela defesa do clima, explicou.

“Vivemos um novo ciclo político e histórico em que as elites conduzem a humanidade para a aniquilação; o genocídio na Palestina é prova de planos de extermínio que começam por atingir os mais pobres, os mais vulneráveis e a classe trabalhadora”, disse o movimento num comunicado sobre as manifestações, que decorrerão em cidades como Amesterdão ou Barcelona, Bruxelas ou Hamburgo, Oslo ou Bucareste.

Para os activistas, a escalada do fascismo, das guerras e do colapso climático não são crises isoladas, mas “partes de um sistema que promove desigualdade, violência e exploração”, o “único plano que os poderosos têm para o futuro”.

“Vivemos um estado de emergência que exige acção e mobilização imediatas. As nossas lutas têm prazos claros: pôr fim imediato ao genocídio perpetrado por Israel contra o povo da Palestina e a outras guerras, desmantelar a indústria dos combustíveis fósseis dentro de uma década e derrotar para sempre os fascistas, a última defesa autoritária e violenta do capitalismo global”, referem no comunicado.

“OFENSIVA POPULAR”

Os activistas notam que a “ofensiva popular” começa no fim de semana antes da posse de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos, que é a “personificação do caos climático, do fascismo e da guerra”.

A administração “Musk/Trump é a montra dos planos das elites para o futuro: violência, perseguição à diferença, racismo e sexismo inabaláveis, tudo em nome de lucros contínuos e de uma aceleração rumo ao colapso do clima que permite a existência da humanidade”, acrescentam.

Leonor Canadas disse à Lusa que o movimento é horizontal e descentralizado o que não invalida o apoio de associações e movimentos, e acrescentou que esta será a primeira acção e que outras se irão seguir.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais