O novo “Passe Ferroviário Verde” chega esta segunda-feira e vai estar disponível por 20 euros. Este passe vai cobrir os serviços regionais, inter-regionais e intercidades, mas não inclui os comboios suburbanos. A medida faz parte do pacote do governo para melhorar a mobilidade dos passageiros.
A partir de hoje, já é possível adquirir o novo título de transporte da Comboios de Portugal (CP).
O Passe Ferroviário Verde está agora disponível nas bilheteiras e, no caso de Lisboa, nas máquinas de venda automática.
Serve como substituto do Passe Ferroviário Nacional, criado em 2023 pelo anterior Executivo, e que se manterá ainda em funcionamento até ao final do mês de outubro.
Uma das principais novidades é a redução significativa do preço, que antes era de 49 euros por mês. Agora, além do preço mais acessível, os utilizadores poderão usufruir de viagens em intercidades, tornando percursos como Lisboa-Porto muito mais económicos.
Por exemplo, uma viagem entre Lisboa Oriente e Porto Campanhã, que atualmente custa mais de 50 euros ida e volta, poderá passar a custar apenas 20 euros mensais para todas as viagens que o passageiro desejar fazer dentro do período de validade do passe.
O passe pode ser adquirido para 60 dias por 40 euros, ou para 90 dias por 60 euros. No entanto, para viajar em intercidades, será necessário reservar o lugar com nas 24 horas anteriores, podendo fazer no máximo duas reservas por dia.
A medida espera beneficiar até 30 milhões de passageiros, mas há preocupações sobre se haverá comboios suficientes para a procura esperada, alertam as associações de transportes.
ovilaverdense@gmail.com