A freguesia de Soutelo possui, a partir desta sexta-feira, um ponto CTT, uma «vantagem real para o tecido empresarial mas também para a população», segundo o Presidente da Adere-Minho, Abílio Vilaça. O novo posto está instalado na antiga Escola Primária de Soutelo.Este projecto nasce de uma parceira entre a ADERE Minho e os CTT, em cooperação com a Junta de Freguesia de Soutelo.
O Presidente da Direcção da Adere-Minho apontou ainda que o novo posto «resulta de uma necessidade efectiva da região, por vários aspectos, como é o caso do acesso a Vila Verde ao final do dia, que é algo difícil».
«O nosso papel foi entender que freguesia ficaria melhor servida com este posto de correios, qual a população existente e a população em volta. Do ponto de vista da população temos as freguesias de Soutelo e da Loureira, a freguesia de Lago, em Amares, e também Palmeira, em Braga. Há aqui cerca de 10 mil pessoas que terão um posto de correios mais próximo sem terem que se deslocar a Braga», disse, acrescentando, «para as empresas é também importante. Falamos de 352 empresas, concretamente, que poderão usufruir deste de serviço», afirmou Abílio Vilaça.
«A necessidade dos correios é vital. É uma vantagem real para o tecido empresarial mas também para a população», concluiu.
HORÁRIO E SERVIÇOS
O novo posto funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 13h e das 14h e as 18h e aos sábados, das 9h às 12h.
Envio de correio normal ou registado, aviso de recepção, correio azul, correio verde, correio expresso, compra de selos ou livros, expedição e recepção de encomendas, avisados, envelopes ctt, embalagens ctt, levantamento de abono de vales e reformas e os pagamentos de luz, água e via verde são alguns dos serviços disponibilizados.
«MAIOR PROXIMIDADE E COMODIDADE»
Durante a inauguração, a gestora de postos de CTT, Mafalda Gil, referiu que «a criação deste ponto é muito importante quanto à proximidade com a população de Soutelo. Trará maior proximidade e comodidade, uma vez que este novo ponto CTT tem à volta de 30 serviços disponíveis».
Para a coordenadora, «tanto para as empresas como para a população o posto será uma mais-valia. Estou certa de que será uma parceira de sucesso e que tem tudo para correr bem».
«FACTOR DIFERENCIADOR NA ESCOLHA DAS FAMÍLIAS E EMPRESAS PARA SE ALOCAREM»
Já o Presidente de Junta de Soutelo, Filipe Silva, revelou-se «bastante satisfeito» com a instalação do novo posto, uma vez que este «é mais um serviço fundamental e de proximidade que se consegue somar à freguesia de Soutelo. Sabemos que hoje estas condições são um factor diferenciador no momento de escolha das famílias e das empresas para se alocarem».
«É um trabalho de parceria e cumplicidade muito grande que resulta nestas acções desenvolvidas. Muitas vezes não tem que ser o poder autárquico a criar soluções. O poder autárquico tem sim de criar condições para que as coisas possam acontecer», disse ainda, Filipe Silva.
EXPOSIÇÃO “CORREIOS COM MEMÓRIA”
Está patente à entrada do novo Ponto CTT a exposição “Correios com Memória”, uma mostra que pretende dar a conhecer alguns dos artefactos, histórias e factos que marcam os quase 500 anos desde que foi criado o primeiro serviço de correio público em Portugal.
Mais desenvolvimentos na edição impressa de Novembro de 2019