A Câmara de Guimarães apresentou, esta terça-feira, o novo portal institucional de apoio aos cidadãos – cm-guimaraes.pt – que está munido de Inteligência Artificial para facilitar o processo de obtenção de informações.
Falando no Instituto de Design de Guimarães, o presidente da autarquia, Domingos Bragança, explicou que o novo portal do município tem como principal objectivo responder com “mais proximidade e atenção a todos os concidadãos, através de um processo interactivo mais rápido e fiável, que aposta na inovação”.
Acompanhado por Paulo Lopes Silva, vereador dos Sistemas Inteligentes e de Informação, o autarca apontou como exemplo do uso das novas tecnologias “é a utilização de Inteligência Artificial nas funcionalidades de obtenção de respostas. Mais conteúdo e mais informação é também outros dos objectivos que devem fazer com que o novo site do município seja mais claro e transparente”.
Domingos Bragança considera “o robustecimento da transparência desejável”, tendo em conta “a protecção de dados e procurando ir muito para além do que é obrigatório por lei”.
Com a separação da secção de notícias do site de apoio ao cidadão, através do novo portal guimaraesvisivel.pt, Domingos Bragança espera que Guimarães passe a ter “uma maior visibilidade no país e no mundo”, sem esquecer a necessidade de fortalecer a sua presença no radar local, através de maior atenção e destaque que será dado a todas as freguesias do concelho.
“Devemos potenciar esta nova plataforma digital, apostando na IA e na ciência dos dados, pois Guimarães é um território que dispõe de centros de conhecimento competentes nestas áreas, como é o caso da Unidade de Governança Electrónica da Universidade das Nações Unidas e do Polo de Inovação e Ciência de Dados a Agência de Modernização Administrativa”, concluiu.
AVATAR E LÍNGUA GESTUAL
Paulo Lopes Silva, vereador dos Sistemas Inteligentes e de Informação, e também responsável pela área da Comunicação, destacou a importância da utilização das novas tecnologias na nova presença institucional do município na Internet, vendo aí “uma oportunidade de replicabilidade e de indução que possa conduzir a uma transformação digital que favoreça a rapidez e a facilidade de prestação de serviços aos cidadãos”.
Dois dos exemplos referidos por Paulo Lopes Silva foram a utilização de um Avatar que se exprime através de Língua Gestual Portuguesa e de uma assistente virtual, servida por Inteligência Artificial, que é capaz de interagir e dar, num primeiro nível de contacto, as informações pretendidas pelos utilizadores do novo site.
César Silva, da Wiremaze, empresa que desenvolveu a plataforma, colocou as alterações que, nos dias de hoje, as sociedades têm vindo a registar – como os relacionamentos dinâmicos, a diversificação das comunidades, a personalização e a celeridade –, como ponto de partida para a necessidade de novas respostas e de utilização de mais tecnologia. A aproximação ao cidadão e a revolução nas formas de prestar serviço foram dois dos pontos fortes evidenciados na apresentação que efectuou do novo site do município.
O novos portais do Cidadão e de Notícias podem ser visitados em https://cm-guimaraes.pt e https://guimaraesvisivel.pt, respetivamente.