A Casa do Conhecimento de Vila Verde recebeu, esta quarta-feira, a abertura das “Tardes Digitais”, um projecto de inclusão social desenvolvido pela Casa do Conhecimento e pela Escola Secundária, no contexto da Rede Social, com a adesão de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.
A vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Júlia Fernandes, presidiu à apresentação do projecto, sublinhando que «pretende-se promover junto da população sénior o conhecimento sobre as novas tecnologias e o mundo digital»
Na opinião da vereadora, este projecto é uma mais-valia para os cidadãos seniores e para os cidadãos com necessidades especiais, uma vez que os vai lançar à descoberta do mundo das tecnologias.
Para a sua concretização aconteceu «o casamento perfeito com os alunos da Escola Secundária de Vila Verde, que vão ajudar e encaminhar os participantes a navegar neste novo Mundo.
«Aprender coisas novas, conhecer e a aprender a utilizar o computador e até mesmo comunicar com os familiares que estão mais longe, vão ser realidades deste projecto», explicou.
Segundo Júlia Fernandes, as “Tardes Digitais” envolvem «pessoas dos 15 aos 103 anos, o que mostra que todas as idades estão aptas e disponíveis para ensinar e aprender».
O programa terá duas abordagens. Numa primeira fase, terão início os “Ateliers Digitais” desenvolvidos pelos alunos do 10º e 12º anos do Curso Profissional de Técnico de Ação Psicossocial e do Grupo de Voluntariado do Projeto Young VolunTeam da ESVV.
Numa segunda fase, a “Casa do Conhecimento, um espaço a descobrir” será a oferta proporcionada, onde descobrir as interacções, o património cultural local, a impressão 3D, a realidade aumentada, a robótica entre outras, será o desafio.