A Câmara Municipal de Vila Verde é o mais recente núcleo do projecto “PROVE”, dinamizado pela Associação das Terras Altas do Homem Cávado e Ave (ATAHCA), o qual visa «promover a comercialização de proximidade de produtos agrícolas locais, oriundos de pequenas explorações agrícolas tradicionais».
Os colaboradores do Município inscritos no núcleo passam assim a «aceder a um cabaz de produtos hortofrutícolas da época colhidos no próprio dia, num processo conduzido directamente pelos produtores».
As entregas são efectuadas quinzenalmente, no edifício dos Paços do Concelho.
«DINAMIZAR A ECONOMIA LOCAL E A ACTIVIDADE AGRÍCOLA DO CONCELHO»
Na assinatura do protocolo entre o Município e a ATAHCA, a presidente de Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, sublinhou a importância de «promover a agricultura e a produção local no contexto do desenvolvimento e da coesão social, económica e territorial».
«É um projecto que ajuda a dinamizar a economia local e a actividade agrícola do Concelho, disponibilizando simultaneamente um conjunto de produtos de qualidade que reforçam o estímulo para uma alimentação saudável nas nossas famílias», sustentou Júlia Fernandes.
«CONTRIBUTO DA AGRICULTURA PARA AS PAISAGENS QUE CARACTERIZAM A REGIÃO»
Já o presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, chamou a atenção para o impacto da actividade agrícola no território, destacando o «contributo da agricultura para as paisagens que caraterizam a região», sendo «determinante para este painel cultivado e multicolor das nossas paisagens».
PROJECTO “PROVE”
No âmbito do projecto “PROVE”, os consumidores são convidados a visitar produções, «reforçando o contacto directo entre os compradores e os produtores». Como explicou Mota Alves, a iniciativa permite também «estimular a empatia e a valorização da actividade agrícola, de forma particular junto das novas gerações».
O líder da ATAHCA defendeu que a «aproximação entre produtores e consumidores» assegura «vantagens mútuas muito significativas e uma mais-valia para o território em termos de sustentabilidade ambiental, social e económica».
A concretização do Núcleo “PROVE” na Câmara Municipal de Vila Verde integra-se na estratégia da ATAHCA para o «desenvolvimento do projecto, através de parcerias com instituições, empresas e outras entidades locais que manifestem interesse em colaborar na divulgação e dinamização da iniciativa».
A Rede “PROVE” é constituída por grupos de acção local, produtores agrícolas, consumidores e entidades parceiras. A ATAHCA assume a implementação do projecto no território do Cávado, que integra os concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, podendo ainda alargá-la a outros concelhos limítrofes.