Os mais novos deram o mote a mais uma edição do ‘Natal na Montanha’, no Gontinho, no alto da Ribeira do Neiva, Vila Verde. Uma aldeia típica minhota que mantém a ‘traça’ rural e que convida miúdos e graúdos a descobrirem a rota dos duendes, a casa do pai natal e os mercadinhos rurais com produtos e gastronomia tradicionais.
O evento arrancou esta sexta-feira e decorre até amanhã domingo, naquela pequena e típica aldeia minhota.
Tal como anunciado, apresenta um conjunto diverso de atrações: típico comboio turístico de Natal, presépio vivo com concerto ao vivo, animação de rua circense, uma caminhada pela floresta (iluminada), muitas tasquinhas de comida tradicional e petiscos, entre outros.
Além do programa culturalmente diverso, os visitantes poderão ainda passar pelo mercado de Natal com uma oferta comercial, artesanal e gastronómica variada.
«A ideia do “Natal na Montanha” surgiu no ano passado com a intenção de criar dinamismo económico e turístico numa das aldeias mais isoladas de Ribeira do Neiva (concelho de Vila Verde)», sustenta a Casa do Povo de Ribeira do Neiva (CPRN), entidade organizadora, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira do Neiva, do Município de Vila Verde e de outros parceiros locais.
GONTINHO – um típica aldeia minhota
Gontinho é um aglomerado de casas antigas (algumas em pedra) situado no topo de uma das montanhas que circunda Ribeira do Neiva.
Distando apenas 25 km de Braga e 80km do Porto, a freguesia de Ribeira do Neiva mantém uma morfologia eminentemente rural, apresentando-se como um cenário bucólico onde prevalece um certo estilo de vida minhoto, sendo o Gontinho a melhor expressão desse estilo.
Para o evento “Natal na Montanha” a aldeia é iluminada e decorada com motivos natalícios, aproveitando as casas de pedra e toda a sua cenografia rural. Um dos seus afloramentos rochosos, no centro da aldeia, onde outrora se secavam os cereais, é o palco natural de um presépio vivo com dezenas de figurantes e animais que este ano será acompanhado por um concerto de Natal.
Nas suas ruas estreitas, muradas em granito e musgo, circula um comboio turístico decorado e iluminado.
PROGRAMA (aqui)
ovilaverdense@gmail.com